domingo, 22 de julho de 2018

NOAH EUROSURF JUNIOR 2018 COMEÇA JÁ AMANHÃ


22 anos depois, Santa Cruz recebe o Noah Eurosurf Junior 2018, o campeonato europeu de surf, bodyboard e longboard, no qual irão participar 17 seleções, num total de 182 atletas. A prova, que decorre no âmbito do Santa Cruz Ocean Spirit, arranca este domingo na praia do Mirante.

A cerimónia de abertura decorreu esta tarde, tendo as seleções partido do Parque Municipal de Santa Cruz, em direção à praia do Guincho. Daí, o caminho foi feito pela praia com as bandeiras a representar cada país bem erguidas e com animação feita pelos músicos de percussão Combe Capelle. Também as seleções se fizeram ouvir junto de quem estava na praia, entoando os seus cânticos. Na mão, traziam ainda uma garrafa com areia do seu país natal. O desfile contou com uma paragem no Noah, main sponsor do evento, onde a seleção portuguesa recolheu a sua areia. Já à porta da Aldeia Neptuno, todas hastearam a respetiva bandeira, que ali permanecerá até ao final do evento.

Ao palco do Santa Cruz Ocean Spirit foram chamados os representantes de cada país para, num ato simbólico, juntarem as areias. Nesta cerimónia marcaram presença ainda Huw John, presidente da Federação Europeia de Surf, João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, e Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

Para Carlos Bernardes, "é uma grande honra voltar a receber esta prova em Santa Cruz". "O Noah Eurosurf Junior 2018 tem como objetivo investir nos jovens e no seu desenvolvimento educativo. É algo a que queremos dar atenção, tendo em conta a promoção de Santa Cruz como destino de surf. O concelho de Torres Vedras dá as boas vindas a todas as seleções e espera que tenham uma agradável estadia na nossa região, desfrutando das fantásticas condições naturais para a prática desportiva na natureza pelas quais somos também referenciados" afirmou o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras na cerimónia de abertura.

Por seu lado, Huw John, presidente da Federação Europeia de Surf, recorda que "Portugal é um excelente anfitrião dos nossos eventos. É sempre um prazer regressar a este vosso belo país, que tanto tem contribuído para a evolução do surf europeu. Mas é um gosto especial voltar a Santa Cruz, onde não vínhamos há mais de 20 anos. É também com grande orgulho que nos associamos ao Santa Cruz Ocean Spirit, que temos acompanhado com atenção desde 2007 e com o qual partilhamos valores" acrescentou.

"22 anos depois, o Eurosurf Junior volta às ótimas praias de Santa Cruz, em Torres Vedras, graças ao apoio e aposta da Câmara Municipal de Torres Vedras" destacou João Aranha, que sublinhou ainda o papel da Noah Surf House, "que não só acolheu a nossa seleção em condições ímpares, como pelo apoio ao próprio campeonato", afirmou João Aranha.

Tiago Pires, Embaixador do Noah Eurosurf Junior 2018, subiu ao palco para receber a Medalha da Cidade de Torres Vedras. "É uma honra poder estar aqui e este momento traz boas recordações", começou por dizer o ex-atleta do circuito mundial de surf, lembrando a vitória da seleção lusa em 1996. "Que essa vitória seja uma inspiração para este ano e espero que repitam o feito", concluiu. De referir que, em 2016, Portugal sagrou-se campeão europeu em Marrocos, nos escalões sub-14, sub-16, sub-18 e sub-18 feminino, bem como recebeu o título por seleções.

O arranque do Noah Eurosurf Junior 2018 está marcado para amanhã, às 8h30, na praia do Mirante.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. O evento conta ainda com a Tecsport Audi, a Meo e a Vimeiro como patrocinadores. Rádio oficial: Mega Hits. Televisão oficial: Fuel TV. Apoio à divulgação: Grafivedras, Kayaksurf.net, Meo Beachcam e Torres Vedras Web. Merchandising oficial: Mar Gifts. Parceiros: Cruz Vermelha, Oceanário de Lisboa e Sealand. Certificação Ambiental do Ministério do Ambiente, Fundo Ambiental e Sê-lo Verde. Parceiros institucionais: Turismo de Portugal, Turismo Centro Portugal, Oeste Portugal e Green Destinations.

Nenhum comentário:

Postar um comentário