quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Eléctricos sem limitações. O hidrogénio vai (finalmente) chegar a Portugal

Foto do autor

Auto

Por Alfredo Lavrador, Jornalista
pplware_hidrogenio00_0x0_acf_cropped.jpg
Boa noite!
O mundo pode estar de olhos postos no Salão de Paris (e nós vamos lá estar), mas a notícia que, no nosso entender, merece marcar a actualidade está muito mais perto. Foi anunciada em Lisboa e é um exemplo mundial: a Toyota confiou à portuguesa CaetanoBus a missão de produzir os primeiros autocarros movidos a electricidade gerada por células de combustível a hidrogénio. Esta tecnologia tem um potencial tremendo, uma vez que continua a promover uma mobilidade zero emissões, sem contudo obrigar os utilizadores a terem de lidar com o inconveniente associado ao tempo de carregamento de um eléctrico a bateria. E porquê? Porque a electricidade é gerada a bordo, bastando para tal que exista uma rede onde possamos abastecer o tanque, não de diesel ou gasolina, mas de hidrogénio. Coisa que, em Portugal, ao contrário de outros países europeus, não havia. Mas vai haver, garantiram-nos. E isso é um enorme salto em frente.
Porém, se a sabedoria popular já vinha a alertar que nunca se deve “dar um salto maior do que a perna”, um estudo veio confirmar isso mesmo: os carros a hidrogénio nunca poderão explorar todo o seu potencial se… não existirem veículos eléctricos! Parece-lhe confuso? Respire fundo, porque tudo isto se explica com a qualidade do ar.
A propósito, há uma série de projectos que estão em marcha visando, precisamente, melhorar a qualidade do ar que respiramos e libertar-nos do jugo da dependência dos combustíveis fósseis. Depois do exemplo pioneiro de Porto Santo, a Renault, que lançou o maior sistema europeu de baterias, avançou com uma nova “ilha inteligente” em França, bem nos moldes portugueses.
Entretanto, porque os fabricantes parecem apostados em libertar-se do convencional, temos de tudo um pouco, da Porsche a anunciar (outra vez) que vai deixar o diesel, passando pela Mercedes a apostar nos autocarros eléctricos da Proterra. Há de tudo, até duas mulheres únicas: uma fez 296 km/h de bicicleta e a outra fotografa carros sem sair de casa.
Como lê, há muitas razões para continuar na nossa companhia. Até para a semana.

A SEMANA. EM MARCHA-ATRÁS

FotografiaTESLA

BMW M3 contra Tesla Model 3. Qual o mais rápido?

Embora disfarçado de veículo familiar, o BMW M3 é um desportivo de respeito. Com 450 cv, não há muitos que lhe façam frente, pelo que esta batalha contra o Model 3 da Tesla parece perdida. Mas estará?
FotografiaPEUGEOT

Peugeot lança híbridos plug-in com até 300 cv

De uma assentada, a Peugeot resolveu dois problemas. Satisfaz tanto os clientes que queriam modelos 4x4, como os que desejam versões com uma pequena autonomia eléctrica, para circular em cidade.
FotografiaABARTH

Já cá estão os novos Abarth 595

Um dos pequenos desportivos mais apetecidos do mercado, o Abarth 595 foi actualizado e chega ao nosso país no final do mês. Garante pequenas alterações na mecânica e muitas no equipamento. E aspecto.
FotografiaJEEP

Novo Cherokee chega em Outubro a partir de 52.000€

A Jeep modernizou o seu Cherokee, modelo icónico com 44 anos de história, que agora está substancialmente mais atraente, além de incluir mais equipamento e mais motorizações. A menos, só o preço.

EM MODO ELÉTRICO

FotografiaPEUGEOT

Peugeot recupera clássico. Mas agora eléctrico

A Peugeot vai mostrar no Salão de Paris, em Outubro, um protótipo de um eléctrico que homenageia o 504 Coupé dos anos 60, veículo que foi popular em França e junto dos amantes dos ralis africanos.
FotografiaTECH AUTO

Carros a hidrogénio precisam de eléctricos?

A resposta é sim, pelo menos de acordo com um estudo da Daimler, Forschungszentrum Jülich e ZBT. Ao que parece, para gerar energia, o ar a associar ao hidrogénio não pode estar poluído.
FotografiaKIA

Kia Niro eléctrico, de 50.000€, percorre 484 km

A Kia está em vias de introduzir na Europa o Niro EV, o eléctrico da gama que chegará aos principais mercados em Outubro. A Portugal e muitos outros, apenas durante o primeiro trimestre de 2019.

MUITO À FRENTE

FotografiaRENAULT

Adeus fósseis. Renault cria nova ilha inteligente

Depois de Porto Santo, agora é a vez de Belle-Ile-en-Mer acolher o programa de transição energética promovido pelo Grupo Renault. Objectivo é criar ilhas inteligentes, livres de combustíveis fósseis.
FotografiaNISSAN

Esta pick-up deixa qualquer um a ver estrelas

É tão só a pick-up mais inteligente da Nissan e isso explica-se facilmente: foi desenvolvida em colaboração com a Agência Espacial Europeia. Para a Nissan Navara Dark Sky, nem mesmo o céu é o limite.
FotografiaMAZDA

Motor rotativo regressa ao serviço dos eléctricos

A Mazda sempre foi fã dos motores rotativos e há muito que está a tentar recuperá-los. Parece que é desta que vai conseguir, utilizando uma unidade pequena para recarregar as baterias de um eléctrico.

PONHA OS OLHOS NISTO

FotografiaLEXUS

Ela tem medo de sair de casa. Mas tira estas fotos

Jacqui Kenny viaja, mas não é uma viajante qualquer. Sofre de agorafobia, pelo que explora o mundo a partir de casa - nada que a impeça de dirigir remotamente uma sessão fotográfica. Veja o resultado.
FotografiaRENAULT

Renault lança o maior sistema europeu de baterias

O construtor francês vai criar o maior sistema de baterias em solo europeu, destinado a armazenar energia para utilizar em picos de consumo. E recorre a cerca de 2.000 baterias velhas do Zoe.
FotografiaPORSCHE

Pode a Porsche abandonar os motores diesel?

Oliver Blume, o CEO da Porsche, afirmou ao jornal alemão Bild am Sonntag, que a marca não vai produzir mais modelos com motor diesel. Como não é a primeira vez, será que é desta? E será viável?
MAIS SOBRE AUTO
Mais pessoas vão gostar da Auto. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário