Desta edição do evento, destaca-se ainda uma exposição de Tapeçaria Contemporânea, resultante de uma ação de formação do CEARTE, orientada pela formadora Guida Fonseca.
O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), numa parceria com a Associação Albergar-te, colaborou na dinamização de várias atividades associadas à 4.ª edição do Festival “Dos Modos Nascem Coisas – Festival de Fazedores de Artes”, que decorreu entre 14 e 16 de setembro, em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro.
O festival contou com oficinas abertas ao público (oficina de feltro, tecelagem, pintura, construção de forno cerâmico em papel) e conversas temáticas sobre os temas “O poder das artes nas ofertas culturais e de lazer” e “ Tradição e Inovação – contributos para a criação”, ambas com a participação de atores, encenadores, docentes do ensino superior, formadores na área do Artesanato e, ainda, o diretor do CEARTE, Luís Rocha.
Das conversas temáticas realizadas, resultou a convicção de que a inclusão do design e da inovação no Artesanato, além de constituir uma necessidade, surge também como uma oportunidade para potenciar o exímio saber-fazer do artesão através da utilização de matérias-primas locais e ambientalmente sustentáveis, conservando os valores e a simbologia cultural e patrimonial que as produções artesanais representam.
Desta edição do evento, destaca-se ainda uma exposição de Tapeçaria Contemporânea, resultante de uma ação de formação do CEARTE, orientada pela formadora Guida Fonseca. Este curso contou com a participação de 16 formandas, que conceberam e produziram diversas tapeçarias a partir de uma identidade local – a Fábricas Metalúrgicas ALBA -, um equipamento industrial atualmente encerrado, outrora de grande relevância na região, tendo chegado a empregar quase cinco centenas de pessoas.
“Dos Modos Nascem Coisas – Festival de Fazedores de Artes” é um festival dedicado às artes, com um conceito aberto sobre a criação artística em geral, contemplando tanto as artes e ofícios tradicionais como contemporâneos, articulados com diversas artes performativas, da música ao teatro, do circo à performance.