sábado, 22 de setembro de 2018

O Enredo estreia na Figueira este sábado, 22 de setembro, pelas 21h30

O ENREDO é um ponto de vista. E o que é um ponto de vista se não e apenas a vista que se tem a partir de um determinado ponto?... Um espetáculo a não perder, que termina a digressão pelos 10 municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
Neste dia 22 de setembro, sábado, pelas 21h30, o Espelho d′Água do Forte de Santa Catarina, na Figueira da Foz, recebe “O Enredo”, um espetáculo criado à volta da figura de Sesnando Davides, governador de Coimbra na época moçárabe e figura marcante na preservação da paz e coexistência de vários povos e crenças nas margens do Mondego.
A entrada é livre.
E é contemplando o Mondego, enquanto testemunha do que mais relevante aconteceu nesse território, que  “O Enredo” conta uma estória da História com dança, teatro, música e artes circenses.
O espetáculo tem direção artística de André Varandas e interpretação de 10 atores que representam cada um dos municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego (Ansião, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure).
SINOPSE “O ENREDO”
O ENREDO é um projeto cultural integrado na operação “Coimbra Região de Cultura”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e operacionalizado pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. «Coimbra Região de Cultura» é uma rede de programação patrimonial e cultural que vai implementar mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que integram a CIM RC.
Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região. «Coimbra Região de Cultura» é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional(FEDER).
Criada em 2011, a Rede é o resultado de um processo estruturado de cooperação entre municípios, entidades públicas e privadas que se propuseram implementar em comum um projeto de desenvolvimento territorial centrado em fatores distintivos patrimoniais e culturais, tendo como elementos âncora as estruturas militares que integraram a Linha Defensiva do Mondego ao tempo da Conquista Cristã e que hoje podem ser ainda identificados nos concelhos de Ansião, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure.
O projeto integra três resultados:
- um espetáculo inédito, multidisciplinar e itinerante pelos monumentos da Rede, resultante de uma residência artística e integrando um artista por cada concelho da Rede;
- a exposição, criada como forma de partilhar o processo de construção do espetáculo;
- oficinas criativas promovidas por cada artista convidado.

O ENREDO é um espetáculo que envolve dança, teatro e música num muito feliz cruzamento de todas estas disciplinas.
Trata-se duma criação artística à volta da figura do Alvazil (ou duque) Sesnando Davides, forte personagem que marcou a paz e coexistência de vários povos e crenças nas margens do Mondego. A trama de O ENREDO desenrola-se contemplando o Mondego enquanto testemunha do que, no final da Cultura Moçárabe, mais relevante aconteceu nesse território.

Apesar de não perseguir uma estética historicista, O ENREDO foi construído baseado em alicerces científicos pretendendo contar uma estória da História.
O espetáculo é fruto da criação dum coletivo artístico performativo no qual estão representados dez artistas correspondentes a cada um dos dez Municípios (João Gama, de Ansião; Luís Travassos, de Coimbra; Pedro Camarinho, de Condeixa-a- Nova; Ricardina Lorigo, da Figueira da Foz; Márcia Francisco, da Lousã; Ricardo Grácio, de Miranda do Corvo; Bráulio Figo, de Montemor-o-Velho; Mário Mata, de Penela; Sofia Falcão, de Pombal; Rui Almeida, de Soure), sob direcção artística de André Varandas.
Ficha Técnica
Direção artística: André Varandas
Direção musical: Rui Ferreira e André Varandas
Direção de projeto e produção executiva: Ivânia Monteiro
Direção de atores: Carlos Clara Gomes
Direção coral: Sofia Portugal
Escrita criativa: Carlos Clara Gomes
Coreografia: Sofia Falcão
Cenografia: Pedro Camarinho | Bruno Simões
Caracterização e figurinos: Rita Oliver Bessa
Fotografia: Sérgio Murillo
Videografia: André Varandas
Desenho: Bráulio Figo
Assistentes de produção: Mariana Melanda, Li Simões, Rita Bessa
Direção técnica e desenho de luz: André Varandas
Elenco: Bráulio Figo, João Gama, Luís Travassos, Márcia Francisco, Mário Mata, Pedro Camarinho, Ricardina Lorigo, Ricardo Grácio, Rui Almeida, Rui Ferreira, Sofia Falcão, Sofia Portugal, Tiago Bessa e Tiago Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário