sábado, 22 de setembro de 2018

17º Encontro Nacional de Tocadores da Barrenta recebe 400 artistas

Resultado de imagem para 17º Encontro Nacional de Tocadores da Barrenta recebe 400 artistas
Mais de quatro centenas de tocadores de concertina são esperados numa pequena aldeia do concelho de Porto de Mós no dia 29, na 17.ª edição do Encontro Nacional de Tocadores da Barrenta.
Em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, na União de Freguesias de Alvados e Alcaria, a Barrenta recebe todos os anos tocadores de concertina de todo o país, que ali atuam e atraem milhares de visitantes à habitualmente pacata aldeia, onde vivem poucas dezenas de habitantes.
Segundo comunicado enviado à agência Lusa pelo Centro Cultural da Barrenta, que organiza o encontro, são esperados milhares de pessoas na tarde do dia 29, que vão acompanhar os músicos em dois palcos instalados na aldeia e num outro ponto onde os executantes tocam entre a multidão, surgindo, espontaneamente, cantares ao desafio.
Ainda de acordo com a organização, o encontro tem garantido "vida a uma aldeia que, só por si, iria desaparecer com o passar dos anos se nada fosse feito para ter visibilidade".
Combatendo a desertificação, a Barrenta une-se anualmente para dar vida ao encontro, que faz parte já da agenda de tocadores de todo o país.
O Encontro de Tocadores de Concertina da Barrenta começou em 2001 com 40 tocadores, tendo crescido de ano para ano, assumindo-se como um dos maiores eventos ligados à música tradicional da região Centro.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário