sábado, 22 de setembro de 2018

PAN exige esclarecimento por morte de dois touros nas Festas da Moita

Resultado de imagem para PAN exige esclarecimento por morte de dois touros nas Festas da Moita
O PAN questionou o Governo e exigiu um esclarecimento sobre a morte de dois touros e a “falta de segurança” nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal.
Em comunicado, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) explicou que, no dia 10 de setembro, um touro “foi morto à paulada e com farpas depois de ter rasgado a zona do períneo de um indivíduo no decurso de uma largada”.
Neste evento, segundo o mesmo documento, morreu ainda outro touro, “alegadamente por ter partido a coluna”.
“O animal morreu em plena via pública, sob o olhar de adultos e crianças, sem que ninguém lhe tivesse prestado qualquer auxílio ou chamado um médico-veterinário para mitigar o seu sofrimento”, descreveu.
O PAN questionou o Ministério da Administração Interna, para esclarecer se o evento contava com a presença de órgãos de polícia criminal, se foram levantados autos de contraordenação e se algum deles foi relativo “às situações apontadas que levaram à morte dos touros”.
Segundo um comunicado divulgado na segunda-feira pela GNR, nas Festas da Moita foram elaborados 136 autos de contraordenação, dos quais 70 por consumo de droga e 66 por infrações rodoviárias.
Foi também detido um homem que atropelou várias pessoas, matando uma jovem de 17 anos.
Já ao Ministério da Cultura, o PAN perguntou se a Inspeção-Geral das Atividades Culturais tomou conhecimento destes factos e que providências pensa tomar para “impedir este género de situações”.
O partido perguntou ainda ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural se este tipo de eventos com largadas de touros costuma ter “a presença de algum médico-veterinário” e de que forma a Direção-Geral de Alimentação Veterinária fiscaliza as iniciativas que envolvem animais.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário