sábado, 22 de setembro de 2018

Semana da mobilidade regista maior adesão de sempre em Portugal

Resultado de imagem para Semana da mobilidade regista maior adesão de sempre em Portugal
A Semana Europeia da Mobilidade, que culmina hoje com o Dia Europeu sem Carros, regista nesta edição a maior adesão de sempre, com 94 municípios e 98 localidades, e é este ano dedicada ao conceito da multimodalidade.
Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a entidade coordenadora em Portugal da 17.ª Semana Europeia da Mobilidade, a edição de 2018, iniciada a 16 de setembro, está focada na multimodalidade, que prevê a utilização de vários meios de transporte para a mesma viagem, e tem como 'slogan' "combina e move-te".
O número de participações em Portugal aumentou em 33 locais em relação ao ano passado para 94 municípios e 98 localidades, tal como na Europa, abrangendo 53 países (mais três do que em 2017) e 2.672 localidades (mais 147).
Citada num comunicado da APA, a comissária europeia dos Transportes, Violeta Bulc, deseja que 2018 seja o "Ano da multimodalidade".
O conceito da multimodalidade, prossegue a APA, "aplica-se tanto ao transporte de mercadorias como ao transporte de passageiros", aproveitando "vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia".
A APA dá como exemplos a conveniência, a velocidade, o custo, a confiabilidade e a previsibilidade, que, "em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens) que ajudarão a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda tornar todo o setor mais ecológico, mais seguro e eficiente em termos de custos".
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, além de campanhas de sensibilização, cada município deve assumir compromissos duradouros e manifestar a intenção de investir em medidas que permitam atingir o objetivo de se viver "em cidades e vilas mais sustentáveis, assegurando-se uma mobilidade mais sustentável".
Bragança, por exemplo, apresenta no hoje o seu Plano para a Mobilidade Sustentável com a aposta em mais espaço para bicicletas e peões e novidades nos transportes públicos urbanos, juntando-se a outros municípios portugueses que já fizeram o mesmo.
A iniciativa assinala a Semana Europeia da Mobilidade com o lema "uma nova energia para a mobilidade sustentável" e, segundo a Câmara Municipal, visa dotar a cidade de "boas condições" para os cidadãos recorrerem menos ao automóvel.
"O nosso país contribui todos os anos com a implementação de várias medidas permanentes, pelo que este ano serão ultrapassadas as 3.656 medidas introduzidas em Portugal, desde a primeira edição", refere a APA.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário