segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Associação vai criar academia internacional de música, artes e ciências em Marvão

Uma academia de música, artes e ciências vai surgir em Marvão, no distrito de Portalegre, para realizar um trabalho transdisciplinar e evitar que os estudantes procurem noutros países formação mais avançada nestas áreas, foi hoje anunciado.
Lusa
21 Setembro 2018 — 13:17
A Academia Internacional de Música, Artes e Ciências no Alto Alentejo vai ser criada através da Associação Marvão Music, promotora do Festival Internacional de Música de Marvão, evento dedicado à música clássica.
"Em Portugal, temos um excelente ensino de música, mas o que acontece é que muitos músicos chegam a um ponto do ensino em que têm de forçosamente ir para o estrangeiro para progredir. Esta academia permite que não tenham que ir lá fora", explicou hoje à agência Lusa Daniel Boto, da Associação Marvão Music.
Para cativar os artistas a permanecer em Portugal, a associação pretende estabelecer "consórcios" com instituições portuguesas e estrangeiras e promover, entre outras iniciativas, 'whorkshops', formações e trabalhos de investigação.
A academia vai estar também preparada para oferecer masterclasses, encontros e aulas, contando com professores e músicos de "grande distinção" em Portugal e no estrangeiro.
Ainda sem um espaço físico, nem valores monetários para concretizar o projeto, a Associação Marvão Music tem como "preferência" a Quinta dos Olhos d'Água, antiga sede do Parque Natural da Serra de São Mamede.
"Não há ainda uma precisão de custos, existe um modelo que é ainda meramente conceptual. Aquilo que sabemos é que há empresas não só em Portugal, mas também no estrangeiro que já se comprometeram, desde que nós tenhamos um espaço, para nos ajudar no financiamento", explicou.
Daniel Boto indicou ainda que o projeto, que gostaria de ver no terreno em 2019, está inscrito para votação no Orçamento Participativo Portugal.
"Antes do Orçamento Participativo, este projeto já existia e nós aproveitámos esta oportunidade para captar mais fundos. Mas, em primeiro lugar, é preciso termos um espaço e finalizar a criação do consórcio que ligará universidades, politécnicos e instituições, nacionais e internacionais", disse.
O projeto parte do potencial demonstrado pelo Festival Internacional de Música de Marvão, iniciativa que acolhe anualmente naquela vila histórica músicos das melhores academias.
Os promotores acreditam que a academia vai contribuir para "atrair significativos investimentos" para a região e ajudar a "dinamizar" a economia local, com a criação de postos de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário