segunda-feira, 1 de outubro de 2018

360º - Os nossos professores são mesmo bem pagos? Sim e não. Indonésia abre vala comum para enterrar vítimas de sismo e tsunami

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Esta manhã, dois sismos com magnitude 3,3 e 3,9 sentiram-se em Lisboa e Setúbal com seis minutos de diferença. Nenhum deles provocou estragos.

Em cima da meia-noite, hora limite imposta por Trump, os Estados Unidos e o Canadá conseguiram salvar o acordo de comércio livre entre os dois países e o México. O NAFTA sobrevive, assim, às profundas divergências entre a administração Trump e o governo canadiano de Justin Trudeau — mas com outro nome, porque o Presidente americano não gosta do anterior. O The New York Times dá vários detalhes sobre as negociações num "domingo frenético".

No curso de Comandos que está a decorrer, há complicações: cinco recrutas tiveram de ser hospitalizadosdepois do "exercício psico-físico" que substituiu a antiga "Prova Zero". Três militares já tiveram alta. No total, já houve 22 desistências.


Mais informação importante

Hoje, os professores estão em greve em Lisboa, Setúbal e Santarém. É o primeiro dia de uma paralisação por regiões: amanhã é a vez dos distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro; no dia 3, Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco; e no dia 4 Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.

Os professores portugueses são bem pagos, como diz a OCDE? A resposta é: sim e não. E aumentá-los seria uma forma de atrair pessoas mais qualificadas e de melhorar o desempenho escolar? A resposta está Ensaio de Alexandre Homem Cristo.

Houve dois desenvolvimentos na investigação a Tancos:

Um magistrado que esteja jubilado pode ganhar mais do que se estivesse no ativo. A diferença, escreve o JN, pode chegar a cerca de 700 euros por mês.

Este mês de Setembro foi o mais quente desde que há dados, ou seja, desde 1931. A temperatura média foi de 23,1ºC A conclusão, ainda provisória, é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, citado pelo Público.

Kellyanne Conway, uma das mais mediáticas conselheiras de Donald Trump, admitiu em direto na CNN que foi vítima de abuso sexual. A revelação surgiu durante uma entrevista sobre a nomeação do juiz Brett Kavanaugh para o Supremo, que Conway apoia. 

No Brasil, as últimas sondagens indicam um empate técnico entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, do PT, com 28,2% e 25,2%, respectivamente. Os restantes candidatos continuam muito distantes.

Na Indonésia, foi aberta uma vala comum para enterrar os mortos do sismo e tsunami, que já provocou mais de 800 vítimas. As imagens aéreas, capturadas por um drone, são impressionantes.

Hoje passa um ano do referendo ilegal pela independência da Catalunha e esta manhã já há estradas e linhas de caminho de ferro cortadas. 365 dias depois, não há independência nem paz: a economia dá sinais preocupantes e os políticos mantêm o impasse.

Os bastidores da saída de Ronaldo do Real Madrid foram contados este domingo pelo jornal El Mundo. Os pormenores estão aqui.

No caso E-toupeira, o Benfica já decidiu que vai requerer a abertura de instrução. O objectivo é evitar que o processo chegue a julgamento.


Os nossos Especiais

“Talvez possa usar como prato para um vaso.” O desabafo é de um integrante do grupo de lesados da frigideira Master Copper. Um dos anúncios mais comentados da televisão nos últimos tempos continua a provocar polémica.

Quando é que nos começámos a preocupar tanto com as dietas, a ponto de elas se tornarem uma obsessão? Está tudo explicado aqui pela Vera Novais.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "Os professores estão zangados. Mas nós também estamos zangados": "O que os sindicatos dos professores pedem é o regresso a carreiras que implicam uma despesa pública igual à que nos levou à bancarrota. Não admira pois que os contribuintes não apoiem mais esta greve".

Alexandre Homem Cristo escreve "A face oculta de um golpe partidário": "Os partidos estão a sabotar o seu próprio escrutínio, asfixiando a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos e ganhando muito dinheiro com isso. É uma linha vermelha: não dá para votar nos partidos que não puserem travão a esta vergonha".

João Carlos Espada escreve "O mercado em defesa da Universidade": "A busca da Verdade, do Bem e do Belo, é a definição clássica da missão da Universidade. Esta visão clássica foi reafirmada por um líder empresarial, não por um vetusto filósofo clássico ou medieval".

Helena Matos escreve "A Liga das Senhoras Extraordinárias": "A Liga das Senhoras Extraordinárias diz 'machista', faz uma selfie, coloca tudo no Instagram e espera que o vilão da história desapareça pelos ares. O debate de ideias deu lugar ao fanico".

Alberto Gonçalves escreve "Uma semana em três actos":"A fotografia é um mimo. Dentro de São Bento algumas deputadas exibem o rosto fechado (porque a hora é grave). Outras riem desalmadamente (porque a gravidade é descontraída). Eu agradeço-lhes a coragem".


Notícias surpreendentes

Este fim de semana foi agitado para o rapper que era até agora conhecido como Kanye West. Mudou de nome para Ye, discursou a favor de Donald Trump e defendeu a abolição da 13.ª emenda da Constituição, que proíbe a escravatura.

“Se perdi na conta bancária, ganho no ar que respiro”. A atriz Margarida Marinho desapareceu das novelas porque quis, mas anda por aí. De 4 a 6 de Outubro está no CCB, com a peça “A Fera na Selva”. Antes, falou sobre a sua vida e as suas opções com o Miguel Branco.

Quatro em cada  10 universitários querem ter profissões que não existem. Ser YouTuber é uma delas. Mas isso é mesmo um emprego? É quase impossível ter êxito, mas há casos que correm bem. Entrámos no YouTube Space, em Londres, e contamos como é possível.

Pedro da Costa Felgueiras vive em Londres e faz uma coisa que mais ninguém faz: devolve aos edifícios históricos a cor que já tiveram, usando pigmentos vindos do fundo da terra e até de animais para recriar essas cores perdidas. O seu trabalho já chegou ao New York Times e ao Financial Times.

Por fim, esteja atento: daqui a pouco vai ser anunciado o Prémio Nobel da Medicina deste ano.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário