quarta-feira, 21 de novembro de 2018

360º - A história dos dois cunhados arrastados pela derrocada, contada por quem os viu cair. 12 perguntas para apurar responsabilidades no desastre.

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Aos poucos, vamos começando a conhecer as histórias daqueles que foram apanhados pela derrocada de uma estrada em Borba — e contadas por quem os viu cair. José e Carlos eram cunhados e não conseguiram parar a carrinha a tempo. O condutor que seguia atrás deles ficou a sete metros da queda e só percebeu depois que os conhecia: "Ia lá um colega meu que entrava hoje às 7h". A Carolina Branco e o João Porfírio contam quem eles eram.

O resgate das vítimas é difícil: obriga a retirar água, terra e muitas pedras, como pode ver neste vídeo. Esse trabalho pode demorar semanas mas já começou a ser feito. Ontem, foi recuperado o primeiro corpo, de um homem de 49 anos.

Para retirar vítimas da água está a postos uma equipa de 15 bombeiros de uma Força Especial. O plano de resgatefoi contado por um deles à Marta Leite Ferreira.

Obviamente, tem de haver responsáveis pelo que aconteceu. Houve vários avisos para o perigo e, por isso, é preciso fazer perguntas e descobrir respostas, como estas 12 em que se concentrou a Ana Suspiro:
  1. Quem era responsável pela estrada que abateu?
  2. Quantos quilómetros de estradas municipais existem?
  3. O que sabemos sobre o grau de conservação destas estradas?
  4. Quantos quilómetros de autoestradas foram transferidos para as autarquias?
  5. Mas é só um problema de falta de dinheiro?
  6. Como foi possível uma estrada cercada por pedreiras e poços com dezenas de metros de profundidade?
  7. Quem licencia as pedreiras?
  8. O que precisa uma pedreira para laborar?
  9. Qual era a situação das duas pedreiras situadas em redor da estrada que ruiu
  10. Essas pedreiras estão a cumprir as normas?
  11. Quem mais é responsável?
  12. E o que provocou o aluimento?


Mais informação importante

João Galamba já começou a mexer nos seus serviços: o secretário de Estado da Energia afastou o diretor-geral de Energia, Mário Guedes, que estava no cargo há cerca de um ano e meio. Problema: para o substituir, Galamba nomeou João Correia Bernardo, que tinha sido afastado pelo antecessor por "falhas" na função. João Galamba não quis comentar a notícia do Observador.

A adesão à greve dos juízes chegou perto dos 90% e, segundo os magistrados, já haverá sinais de aproximação por parte do governo. De qualquer forma, António Costa disse que esta não é "a reação adequada a quem é titular de órgão de soberania". Concordando com o primeiro-ministro, Assunção Cristas considerou que os juízes estão “desesperados” e “no limite”.

A PJ suspeita de vários subornos na Parque Escolar. A Unidade Nacional de Combate à Corrupção fez dezenas de buscasem empresas e casas particulares de coordenadores e ex-coordenadores da empresa pública e de responsáveis por empresas de construção. A notícia é do CM.

A taxa de "chumbos" atingiu em 2016/2017 o valor mais baixo da última década, segundo um relatório do Conselho Nacional de Educação. Na mesma altura em que se conheceram os números, a presidente do CNE pôs em causa a existência do 2.º ciclo em Portugal.

Há bombeiros e privados a recusarem serviços de ambulância por falta de pagamento do Estado. A situação é mais preocupante na região norte, escreve o JN.

A RTP vai integrar 130 precários nos quadros. O anúncio foi feito ontem pelo conselho de administração da empresa.

Donald Trump não vai deixar cair a Arábia Saudita por causa do assassinato de Khashoggi. Num comunicado, a Casa Branca esclareceu que, "em qualquer dos casos, a nossa relação é com o reino da Arábia Saudita". Numa análise do documento, o New York Times escreve que se trata de "um guia para líderes autocratas" que queiram dar-se bem com os Estados Unidos.

Sobre Trump, houve ontem uma revelação: o Presidente quis ordenar uma investigação à sua antiga adversária, Hillary Clinton, e a James Comey, ex-diretor do FBI. O advogado da Casa Branca explicou-lhe que uma ordem desse tipo ao Departamento da Justiça poderia levar ao seu impeachment.

Portugal empatou 1-1 com a Polónia e foi, assim, a única equipa a terminar a fase de grupos da Liga das Nações sem derrotas. Na crónica do jogo, a Mariana Fernandes escreve que "a seleção dos crescidos não conseguiu vingar a seleção dos miúdos", que por causa de uma derrota com a Polónia ficou de fora do Campeonato da Europa sub-21.

Na Liga das Nações, quem são os que sobem, os que descem e os que podem fazer história? Confira o rescaldo da primeira fase do torneio.


Os nossos Especiais

“Vemo-nos a criar uma rede nacional de trotinetes elétricas, já estamos em conversações.” O desejo é de Caen Contee, cofundador da startup americana Lime. Em entrevista à Ana Catarina Peixoto, falou sobre o crescimento em Portugal e sobre a regulação. De facto, a regulação é um ponto: a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou ontem uma recomendação para a criação de regras para circulação e estacionamento das trotinetes elétricas.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "Meu pobre país, de tantas teimosas misérias": "Uma estrada que não se entende como podia estar aberta. Uma família que morre porque tardou a conseguir pagar a electricidade. O país frágil, pobre, esquecido, não desaparece com irritantes optimismos".

Luís Aguiar-Conraria escreve "Por um IVA civilizado":"Se for a um restaurante de luxo, o IVA que é pago é de 13%. Se beber uma cerveja, paga 23% de IVA, já se beber um vinho de 150€ paga apenas 6%. Ou seja, andamos a subsidiar gastos de gente rica".

Maria João Marques escreve "A culpa não é minha": "É surreal que nos milhares de institutos públicos (que resistem ainda e sempre ao invasor) não exista aparentemente nenhum cuja função seja diagnosticar perigos públicos do calibre da estrada de Borba".


Notícias surpreendentes

Anderson .Paak tem um noivo álbum, "Oxnard". Não foi fácil chegar até aqui. O Gonçalo Correia conta como ele passou das noites a dormir como sem abrigo à parceria com Dr. Dre.

Farto de imitar referências da folk e blues, Ryley Walker fez o disco "Deafman Glance", em que não soa "à porra de um trovador". Vai apresentá-lo amanhã em Lisboa.

200 anos depois, quem é Emily Brontë? Teimosa, com um espírito indomável e antissocial, uma nova biografia mostra-a como uma mulher à frente do seu tempo.

Já temos uma lista de 100 descontos na corrida às compras da Black Friday. Confira tudo aqui.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário