Luis Adriano Oliveira
Ordem dos Engenheiros – Delegação Distrital de Aveiro
2019-05-10
Resumo
Escrita científica é, antes de tudo, escrita. E se é certo que um bom nível de redação não garante, por si só, qualidade do conteúdo relatado, não é menos verdade que uma má escrita pode, simplesmente, “arrasar” um excelente conteúdo! A relevância desta constatação é claramente verbalizada pela própria comunidade científica, quando reconhece que, nos dias de hoje, “publicar é condição de sobrevivência”.
A garantia do sucesso de qualquer texto científico resulta, assim, da conjugação de dois fatores determinantes: qualidade do conteúdo a partilhar; e mérito da forma como esse conteúdo é relatado. A presente conferência focaliza, sobretudo, o segundo destes dois requisitos: valorizar o conteúdo através de um bom relato.
Em tom dialogal e usando linguagem simples, mas rigorosa, esta iniciativa dirige-se, em primeira instância, a quem se empenha em relatar trabalho científico (de investigação ou outro), procurando conferir-lhe o maior grau de impacto possível.
A conferência acompanha autores na elaboração do seu próprio texto, desde que são confrontados com o desafio de uma folha em branco, até à fase das derradeiras verificações, conducente à versão final. Nela são contemplados os tópicos a seguir referidos. Motivação e objetivo; livro de base; produção do conhecimento científico: fases características; o processo de comunicação: agentes e fatores condicionantes; características de um bom texto científico; sugestões gerais de âmbito prático; notas conclusivas.
A entrada é livre, mas carece de inscrição através do SiGOE ou, em alternativa, através do email: aveiro@centro.oep.pt ou tel: 234 386701
Nenhum comentário:
Postar um comentário