segunda-feira, 29 de abril de 2019

Cantanhede | No âmbito do programa das Comemorações do 25 de Abril Os desafios da inclusão assinalados em Cantanhede com várias ações



Inclui(-te) pela Música foi o mote do concerto realizado no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, no passado sábado, 27 de abril, com a participação de “Ligados às Máquinas”, Orquestra de Samples da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra), “Rebus Stare”, grupo musical constituído por utentes da APPACDM Coimbra - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, e Kit Carlos, músico, compositor e cantor natural de Cantanhede.

O espetáculo decorreu no âmbito das Jornadas pela Inclusão promovidas pelo Município de Cantanhede a propósito das Comemorações do 45.º Aniversário do 25 de Abril, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos relativamente à importância da existência de fatores inclusivos e da eliminação de obstáculos para pessoas que sofrem de algum tipo de limitação.

A abrir o concerto, os “Ligados às Máquinas” interpretaram temas de fusão e cruzamento de vários estilos musicais e pontuados com sons da publicidade e séries televisivas, uma espécie de manta de retalhos com sonoridades especialmente cativantes. Padecendo de doenças degenerativas e de paralisia cerebral, os músicos, todos em cadeiras de rodas, recorrem a um "hardware" importado que os faz deixar de se sentirem presos às máquinas e lhes permite executar música. Estão ligados às máquinas, mas não presos. A música liberta-os e têm o talento de mostrar que o impossível não existe”.
Seguiu-se depois o “Rebus Stare”, formado por pessoas com deficiência intelectual do Centro de Atividades Ocupacionais de S. Silvestre e da Unidade Funcional da Tocha da APPACDM de Coimbra. O grupo executou músicas do seu variado repertório, designadamente de música ligeira e ainda uma marcha de Carnaval brasileira.
Inclui(-te) pela Música terminou com a atuação de Kit Carlos, nome artístico de Carlos Alberto Simões Rocha, músico com carreira construída em Portugal e junto das comunidades portuguesas um pouco por todo o mundo, da Austrália aos Estados Unidos da América, passando pelo Canadá e por vários países da Europa, além da participação em programas de rádio e televisão.
As Jornadas pela Inclusão prosseguiram hoje, 29 de abril, com Inclui(-te) nas Escolas do Concelho, através da distribuição aos alunos de pulseiras e marcadores de livros com mensagens alusivas à temática, campanha que culminou com as crianças do Centro Escolar de Cantanhede a realizarem de um laço humano.
Amanhã, 30 de abril, o programa contempla diversas ações, a primeira das quais, às 10h00, é “Pequenos Passos, Grandes Dificuldades”, que consiste em propor a quem circula na cidade de Cantanhede a experiência de fazer pequenos percursos em cadeira de rodas, andarilho ou muletas. Depois segue-se às 11h00, no salão nobre dos Paços do Concelho, uma palestra do Professor Doutor Rogério Gomes sobre “Urbanismo, Acessibilidades e Barreiras Arquitetónicas”.
Às 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal, realiza-se a Conferência Motivacional “É POSSÍVEL! Percursos de vida...”, por Manuel Miranda (sobre o “Tiagolas”), Rui Gaspar, Lurdes Breda e Luís Pinto.
O programa das Jornadas pela Inclusão inclui contempla ainda o “Concerto Solidário: “Juntos por Moçambique”, pela Associação de Músicos do Concelho de Cantanhede, no salão do Bombeiros Voluntários, em 1 de maio, às 16h00, e o seminário sobre “Inclusão e Cidadania – Os Desafios de uma Sociedade Atual”, a realizar no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 2 de maio, a partir das 9h30.



Nenhum comentário:

Postar um comentário