A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua última reunião, no passado dia 22 de maio, o lançamento do concurso para a construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (Canil/Gatil), que ficará localizado na Zona Industrial de Alféloas, e cuja empreitada tem um valor base de cerca de 200 mil euros e um prazo de execução de oito meses.
O novo Centro de Recolha Municipal vem assim substituir o atual espaço, que serve de canil com cerca de 25 animais, mas que é insuficiente para dar resposta às inúmeras solicitações que chegam à Câmara Municipal. As novas instalações vão permitir triplicar a capacidade de recolha e de acolhimento de animais.
O Centro de Recolha vai ser constituído por dois edifícios de piso único que irão albergar, para além das celas para os animais (cães e gatos), salas de esterilização, de recobro, de ocisão, de isolamento e quarentena e de multiespécie, posto de vacinação, gabinete veterinário, zona de higienização, armazém de cadáveres, maternidade, enfermarias, espaços de exercício comum, áreas de apoio e logística.
Este projeto visa alojar cães e gatos vadios ou errantes, encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos, bem como animais perigosos que apresentem riscos para a segurança de pessoas ou outros animais.
Outro dos objetivos passa por executar campanhas de profilaxia médica e sanitária, assim como programas e ações que visem o bem-estar animal. Finalmente, pretende-se proceder à esterilização dos animais errantes sempre que necessário.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou que este projeto e a respetiva candidatura de financiamento foram aprovados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC).
A autarca referiu ainda que o Município continua envolvido no projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) para a criação do Centro de Recolha de Animais Intermunicipal, que prevê a criação de três centros de recolha de animais para dar resposta aos 11 municípios que compõem a CIRA, o qual se encontra ainda em fase de conclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário