quarta-feira, 26 de junho de 2019

Algarve | Viatura de combate a incêndios entregue aos Bombeiros de Albufeira

A Câmara de Albufeira investiu 206.170 euros na compra de uma viatura de combate a incêndios, que entregou recentemente à corporação dos Bombeiros Voluntários locais.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que a entrega do novo veículo aos Bombeiros “é um momento carregado de simbolismo, uma vez que que se trata de um equipamento que vai contribuir para que Albufeira continue a ser um concelho cada vez mais seguro. É uma mais-valia para a missão dos Bombeiros, nomeadamente no que respeita ao combate aos incêndios urbanos e florestais”.
José Carlos Rolo sublinhou que devido à complexidade do concelho “com imensos picos de população e a confluência de várias vias de comunicação, Albufeira é difícil sob vários aspetos, com particular incidência no que respeita à Proteção Civil, Segurança Rodoviária e Emergência Médica, pelo que a Câmara Municipal irá continuar a ajudar os Bombeiros, porque os meios de que dispõem são insuficientes e porque é impossível conceber uma sociedade sem eles”.
Ao comandante António Coelho coube a responsabilidade de apresentar o veículo que qualificou de “caráter único”, com capacidade para debitar 6 mil a 7,5 mil litros de água por segundo, que vai até aos 18 mil litros “uma mais-valia considerando as características do concelho, que se distribuem entre riscos urbanos e rurais”.
A viatura tem 4 eixos motrizes e 500 cavalos de potência, “o que nos dá uma autonomia que de que não dispunhamos e que é essencial, uma vez que a resposta de Proteção e Socorro é sempre feita em cooperação com outros corpos de Bombeiros e qualquer corporação demora, em média, 50 minutos a 1 hora a fazer-nos chegar os reforços”.
A justificar a afirmação, referiu que os Bombeiros de Albufeira já têm participado em grandes incêndios, entre superfícies comerciais e outros locais, em que uma das maiores dificuldades foi, precisamente, o aporte de água para garantir um combate permanente. “Hoje temos instalada uma capacidade imediata de resposta de 40 mil litros de água de apoio, para além da água que está nos outros veículos de combate a incêndios”. António Coelho disse que a nova viatura é um equipamento moderno, com tecnologia de ponta que vem beneficiar não só o concelho, mas toda a região, tendo sublinhado que o combate aos incêndios urbanos “assume-se como uma necessidade mais efetiva, em termos de segurança e prontidão face aos riscos humanos e materiais que estão sempre presentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário