quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Alentejo | Reunião do Conselho Municipal de Educação de Évora




O Conselho Municipal de Educação de Évora reuniu no dia 3 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidido pela Vereadora Sara Dimas Fernandes. Dos temas tratados destacam-se a aprovação por unanimidade do Plano de Transportes Escolares 2019/2020 e da Ação Social Escolar 2019/2020. Foi apresentado o trabalho preliminar referente ao Projeto Educativo Local e o balanço do projecto municipal “Artes à Escola”, os quais mereceram nota positiva por parte de vários conselheiros.

A Vereadora Sara Dimas Fernandes abriu os trabalhos respondendo a diversas questões formuladas pelos conselheiros, nomeadamente sobre o processo de devolução de competências ao Ministério da Educação no âmbito do contrato de execução e início do novo ano lectivo, cujo arranque já está em marcha.

Foram apresentados os últimos passos dados e perspectivas em relação à 1ª fase de construção do Projeto Educativo Local, que no período de 2019-2021, terá como destinatários a comunidade educativa do concelho, norteado em torno de quatro eixos de intervenção: Educação para a Cidadania, Educação para o Património e Cultura, Educação para a Ciência e Ambiente e Educação para a Saúde e Desporto.

Antes de finalizar a reunião, a Vereadora Sara Dimas Fernandes falou da necessidade de dinamização de grupos de trabalho que possam tratar questões específicas dentro do Conselho Municipal, salientando a importância da existência de espaços de diálogo, por exemplo com os professores e com os pais e de trazer ao Conselho mais apresentações de projectos de interesse temático, como foi o caso do “Artes à Escola”.

Indicou ainda um conjunto de intervenções que a Câmara de Évora vem realizando nas várias escolas do ensino básico do Concelho, umas já concluídas e outras em marcha. Alguns exemplos disso são a requalificação da cozinha da EB da Cruz da Picada, a conclusão dos trabalhos arqueológicos na EB de S. Mamede, a requalificação e modernização desta escola (com a nova empreitada ainda por autorizar, mas com candidatura aprovada) e conclusão das obras de ampliação da EB de Almeirim, todas obras candidatadas a financiamento comunitário.


Foram também concluídas noutras escolas obras feitas só com fundos municipais que incidiram, entre outras, na instalação faseada de aparelhos de ar condicionado, na substituição da cobertura na EB S. Sebastião e na manutenção do pavimento de madeira de polidesportivo da EB Manuel Ferreira Patricio. Há ainda intervenções em curso e outras em preparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário