O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu hoje, 31 de Janeiro, na localidade da Gafanha da Nazaré, cerca de 640 mil quilos de pescado congelado de diversas espécies, entre elas: Palmeta, Linguado, Alabote, Bacalhau, Abrótea, Ganadeiro, Raia, Red-Fish, Solha e Solhão.
No âmbito de uma operação de fiscalização ao armazenamento de pescado, os militares detetaram quinze indivíduos, com idades entre os 25 e os 60 anos, a retirar caixas de pescado congelado, com um valor estimado de 3 197 000 euros, do interior de uma câmara de frio que se encontrava selada pela Autoridade Administrativa competente.
O armazém pertence a uma empresa que captura e transforma produtos da pesca e, no seu interior, foram ainda detetadas diversas ferramentas e equipamento usado para o arrombamento da parede da câmara frigorífica, tendo estas sido apreendidas.
Os indivíduos foram constituídos arguidos por suspeita da prática dos crimes de furto qualificado, descaminho ou destruição de objetos colocados sob o poder público e quebra de marcas e selos. Os factos foram participados ao Tribunal Judicial da Comarca de Ílhavo.
A operação foi realizada em conjunto com a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.