sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Jovens Deputados de Leiria debateram Igualdade de Género


Cerca de uma centena de alunos dos 10º, 11º e 12º anos do concelho de Leiria participou esta sexta-feira, dia 31 de janeiro, na edição anual da “Assembleia dos Jovens Deputados”, no Teatro Miguel Franco, que este ano teve como tema de debate a Igualdade de Género. 

A Assembleia dos Jovens deputados foi presidida por António Sequeira, presidente da Assembleia Municipal de Leiria, com a participação de representantes do Executivo Municipal, das Freguesias do Concelho, de Deputados Municipais e Forças de Segurança, além de uma plateia de muitos jovens que assistiram e participaram com grande entusiasmo nesta iniciativa do Município de Leiria. 

Interventivos e conscientes de que a Igualdade de Género é um dos temas mais atuais e fraturantes da sociedade, os jovens deputados que apresentaram as propostas a debate, assim como a plateia que acolheu e debateu os temas apresentados, assumiram o seu estatuto de cidadãos que estão a preparar o seu futuro como adultos que querem uma sociedade mais justa e equitativa para todos. 

Antes do início da sessão, o presidente da Assembleia Municipal explicou a todos os presentes as características de uma Assembleia Municipal dando destaque ao facto de com esta iniciativa se pretender dar voz aos jovens e ter em conta as suas opiniões e pretensões, deixando claro que as propostas aprovadas teriam seguimento e uma consequente resposta. 

O início da Assembleia dos Jovens Deputados contou ainda com a apresentação de um breve vídeo, no qual a presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Teresa Fragoso, congratulou todos os presentes por esta iniciativa, convidando-os a visitarem a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género”. 

Na Assembleia dos Jovens Deputados intervieram, antes da Ordem do Dia, as deputadas Carolina Amado e Ana Caetano, da Escola Básica e Secundária Rainha Santa Isabel, com três propostas: a melhoria da rede de transportes escolares; melhoria das condições de conforto dos balneários e do Pavilhão Municipal Desportivo da Carreira, assim como a remoção de amianto do telhado das escolas do concelho. 

Neste período participou ainda a escola Monsenhor José Galamba de Oliveira, cuja deputada Sandrina Miguel propôs Incentivar a participação dos Jovens nas Artes. 

A deputada Matilde Pedrosa, do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, aproveitou o período de Antes da Ordem do Dia para apresentar dois louvores, um ao seu colégio e outro à Vila de Monte Redondo. 

No período da ordem do Dia, e no âmbito do tema Igualdade de Género, foram apresentadas diversas propostas pelos alunos das escolas participantes, seguidos de discussão e votação (ata em anexo). 

A Assembleia Jovens Deputados terminou com a intervenção da Vereadora do Desenvolvimento Social do Município de Leiria, Ana Valentim, que agradeceu a todos os presentes a participação nesta Assembleia e realçou que, no final da mesma, era bem claro que o tema Igualdade de Género, também para os jovens, “não é pacífico”. 

“Quando falamos em género, falamos também em igualdade de oportunidades e, vocês jovens, que são o futuro têm de passar a palavra e abolir os preconceitos”, disse Ana Valentim. 

“Não falem em Igualdade de Género só hoje. Falem todos os dias, com os amigos, com os namorados e as namoradas, com os professores e com os pais. Não tenham problemas em abordar este tema e não caiam no erro de achar que não é importante. Estejam convictos que falar de igualdade vai determinar a vossa personalidade e os vossos valores”, concluiu. 

A edição da Assembleia dos Jovens Deputados foi transmitida em direto, via streaming, e pode ser vista na página de facebook do Município de Leiria em http://bit.do/frd4c

Nenhum comentário:

Postar um comentário