sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Alunos do 1º ciclo empreendedores na Marinha Grande



As escolas do 1º ciclo do ensino básico João Beare, Francisco Veríssimo e António Vitorino, do concelho da Marinha Grande, receberam a visita da mascote Gaspar, na passada sexta-feira, 24 de janeiro, no âmbito do projeto “Educação para o Empreendedorismo”.

Trata-se de um programa educativo promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, dirigido ao 1.º ciclo,     que visa desenvolver, em professores e alunos, o espírito de iniciativa e de liderança, a inter-ajuda e o trabalho em equipa, a invenção e a criatividade, o espírito empreendedor e as competências para o século XXI.

A vereadora da Educação, Célia Guerra, acredita que “o espírito empreendedor deve ser estimulado logo desde os primeiros anos escolares, para despertar nas crianças uma maior criatividade, autonomia e espírito de equipa”.

Através desta iniciativa “pretendemos potenciar a criação de uma cultura empreendedora; promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade; explorar competências pessoais e sociais para um perfil empreendedor; partilhar experiências e ideias; e facilitar um maior contacto com o mundo real de forma criativa”.

A “Educação para o Empreendedorismo” para o 1º ciclo do ensino básico é concretizada através do projeto “A Aventura do Gaspar”, no qual a mascote Gaspar percorre os 10 município da CIMRL para que os alunos possam desenvolver as suas competências, ao mesmo tempo que vão descobrindo mais sobre a região e o seu território. As atividades centram-se em “storytelling”, numa narrativa de história/viagem pelo território da CIMRL, com recurso a jogos e atividades pedagógicas.


Podem enviar para o Litoral Centro notícias sobre as actividades a realizar nas escolas, ou que já tenham sido realizadas, na certeza que serão publicadas.
E-mail: editorlitoralcentro@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário