segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Covilhã | MUNICÍPIO PROPORCIONA ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES A UMA CENTENA DE ALUNOS DO 1º CICLO

Ao abrigo do Plano Inovador e Integrado de Combate ao Insucesso Escolar do Município, a Câmara Municipal da Covilhã concebeu e implementou o Projeto EU SOU + com o objetivo de desenvolver e potenciar competências múltiplas para a formação e desenvolvimento individual e social dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico.

Para o efeito, constituiu-se uma equipa multidisciplinar que integra uma psicóloga, uma professora de ciências, uma professora de música, uma nutricionista e uma pianista, para dinamizar atividades lúdico-pedagógicas, direcionadas para os alunos que frequentam o serviço de componente de apoio à família, sob a gestão do Município, no âmbito da delegação de competências.

Desde o passado mês de dezembro, cerca de uma centena de crianças de várias escolas do concelho da Covilhã têm participado em atividades de diferentes áreas, nomeadamente cidadania e inteligência emocional, ciência divertida, formação musical, prática instrumental e nutrição. No âmbito destas atividades, os alunos participaram em dinâmicas de grupo sobre gestão emocional, em experiências científicas, aprenderam a ler música, cantaram e deram os primeiros toques na aprendizagem do piano, tendo ainda participado em atividades lúdicas sobre alimentação saudável.

Durante a interrupção letiva do 1º período, o projeto contou também com a colaboração da equipa de mediação da leitura e de escrita criativa da Biblioteca Municipal da Covilhã, que realizou deslocações a escolas para enriquecer o imaginário das crianças e estimular o gosto pela escrita e pela leitura.

O projeto, em resultado de uma candidatura à CIMBSE - Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, terá continuidade ao longo do presente ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário