A chuva forte registada na região Centro de Moçambique fez transbordar as bacias do Búzi, Púnguè e do Zambéze condicionando a transitabilidade entre Dombe/Espungabera, Dombe/Sussundenga e Dombe/Goonda. As localidades de Lamego, Chirassicua, Muda Mufo, Metuchira e Pita estão inundadas.
O Instituto Nacional de Meterologia (INAM) prevê a continuação de ocorrência chuvas fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas) localmente muito fortes (mais de 100 milímetros em 24 horas), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas nas províncias de Manica (nos distritos de Barué, Macossa, Tambara e Guro); Tete (nos distritos de Zumbo, Mágoe, Changara, Cahora Bassa, Magoe, Marara, Doa, Mutarara, Moatize, Chiuta, Tsangano, Macanga, Chifunde Marávia e cidade de Tete); e na Província da Zambézia (nos distritos de Mopeia, Morrumbala, Molumbo, Milange, Gurúe, Alto Molocue, Namarrói, Ille, Derre, Lugela e Mocuba).
O cenário de inundações na vila de Búzi (nas localidades de Bândua, Grudja, Guara-guara e Estaquinha) e no distrito de Nhamatanda (em Lamego, Chirassicua, Muda Mufo) vai continuar e poderá manter-se condicionada a transitabilidade entre as localidades de Lamego/Bebedo e Tica/Búzi. A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê igualmente risco de inundações localizadas para as cidades de Tete e Chimoio.
Entretanto o INAM prevê para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu geralmente muito nublado. Ocorrência de aguaceiros com trovoadas e chuvas fracas a moderadas locais. Vento de noroeste a nordeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas nas terras altas do interior.
Nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente nublado. Possibilidade de chuvas fracas em Inhambane e a norte de Gaza. Vento de leste a nordeste fraco a moderado.
Eis as temperaturas previstas:
Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique
Nenhum comentário:
Postar um comentário