quarta-feira, 11 de março de 2020

Carteio de Jorge de Sena e do Capitão Sarmento Pimentel revela bastidores da oposição a Salazar


Na sequência do centenário do nascimento de Jorge de Sena, a Guerra e Paz, Editores publica, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, um livro que reúne a extensa correspondência entre o escritor e o capitão João Sarmento Pimentel, um dos principais rostos da oposição não-comunista a Salazar exilada no Brasil. Correspondência 1959-1978, de Jorge de Sena e João Sarmento Pimentel, resulta de um trabalho de organização e apresentação de Isabel de Sena, a filha mais velha de Jorge de Sena, e do historiador brasileiro Rui Moreira Leite. A obra chega às livrarias de todo o país no próximo dia 17 de Março.

No final de 2019, ano do centenário do nascimento de Jorge de Sena (1919-1978), a Guerra e Paz, Editores anunciou a edição de duas obras de Sena. A primeira delas chegou.

Correspondência 1959-1978 de Jorge de Sena e João Sarmento Pimentel é um documento histórico inédito que dá a conhecer os pormenores da luta, que teve por palco o Brasil, da oposição não-comunista a Salazar e ao regime ditatorial.

A leitura destas cartas, cheias de amizade e admiração, é essencial para compreender três décadas de luta democrática antifascista. Aqui se encontram relatos de dois grandes vultos da cultura portuguesa, que revelam momentos de profunda solidão, mas também esperança num futuro mais livre, fraterno e democrático para Portugal.

«Com as minhas mais amigas lembranças londrinas, aqui vai o último retrato do Fradalhão, comemorativo do tombo que levou. Abençoada cadeira (é preciso guardá‑la para futuro museu)!» É um excerto de uma carta enviada por Jorge de Sena, na qual comenta com João Sarmento Pimentel o estado de saúde de António de Oliveira Salazar.

Numa edição de grande valor cultural e político, conheça ainda as figuras que marcaram a intriga política, académica e intelectual que alvoroçou os bastidores da resistência.

Correspondência 1959-1978 é uma edição apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e chega às livrarias de todo o país no próximo dia 17 de Março.

O lançamento terá lugar no dia 25 de Março, pelas, 18h30, no Museu do Aljube, Resistência e Liberdade, em Lisboa. A obra será apresentada por Margarida Braga Neves, investigadora de Literatura Portuguesa dos Séculos XIX e XX na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e pelo poeta, crítico literário e professor António Carlos Cortez.

Este é o sexto livro publicado pela Guerra e Paz, Editores, de correspondência de Jorge de Sena com grandes vultos da cultura portuguesa, entre os quais Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade e João Gaspar Simões. Conheça as restantes obras no site oficial da editora.

Correspondência 1959-1978
Jorge de Sena- João Sarmento Pimentel
Organização: Isabel de Sena e Rui Moreira Leite
Não-Ficção / Correspondência
496 páginas · 15x23 · 18,00 €
Nas livrarias a 17 de Março
Guerra e Paz, Editores

Mário Alexandre Borges 

Nenhum comentário:

Postar um comentário