Num dia em que o
número de doentes com Covid-19 no concelho de Serpa se mantem nos 19
casos (18 em Vila Verde de Ficalho e um em Serpa), surge a boa
notícia que destes, seis casos já se encontram recuperados (dados
atualizados às 12.30 horas desta quarta-feira).
Desde cedo que o
Executivo da Câmara Municipal está atento a todos os
desenvolvimentos desta nova doença, bem como a todas as
recomendações e medidas preventivas emanados por várias entidades.
Vários foram os esforços da autarquia para prevenir a propagação
do vírus que provoca a Covid-19 e logo a 11 de março, no mesmo dia
em que a Organização Mundial de Saúde declarou o surto como
pandemia, o Município ativou o Plano de Contingência da Câmara
Municipal.
Dois dias depois, a
13 de março, foram anunciadas as primeiras medidas preventivas
excecionais,
decididas depois de uma reunião realizada a 12 de março, com
as autoridades regionais de saúde, para vigorarem entre 14 de março
e 15 de abril de 2020, que, entretanto, já foram renovadas, tendo
efeito até ao final do mês de abril.
De destacar ainda o
dia 3 de abril, data em que foi ativado o Plano Municipal de
Emergência de Proteção Civil de Serpa, que permitiu que todas as
questões tivessem uma resposta mais articulada entre todas as
entidades envolvidas.
No que toca ao
funcionamento da autarquia, muitas coisas foram repensadas: foram
criadas estratégias para evitar concentrações de pessoas,
nomeadamente com a criação de condições para que a grande maioria
dos trabalhadores ficasse em teletrabalho, outros em regime de
rotatividade, e outros ainda com a introdução de turnos, os
serviços essenciais foram sempre assegurados, sejam os de recolha de
resíduos ou água e saneamento, mas também o atendimento, que
apesar de estar encerrado, continua a tratar de todos os assuntos
urgentes e inadiáveis; para que se evitassem deslocações aos
serviços municipais, foi amplamente divulgada uma lista de contactos
diretos de vários serviços.
Os próprios
serviços foram-se reajustando a esta nova realidade e de imediato
iniciaram atividades virtuais, nomeadamente o Musibéria com aulas
on-line; o Museu de Arqueologia com vários Desafios para Pais e
Filhos no facebook; a Biblioteca passou a ter uma atividade de
leitura, os Contarelos, no facebook e youtube da
autarquia; a Academia Sénior passou a ter contactos regulares com o
seus alunos e a manter atividades na Internet; o serviço de Desporto
passou a realizar três aulas por semana no facebook da
Câmara; entre outros.
No que toca à
atividade social, várias foram as medidas avançadas, das quais
destacamos a criação da Rede de Apoio do Concelho de Serpa, em
articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho. Mas
também o apoio dado às IPSS (financeiro e material); a ativação
do serviço Voz Amiga; o alargamento do pagamento da fatura da água
e das Atividades de Animação e Apoio à Família; a participação
no projeto da Linha de Apoio Psicológico da Ulsba; o apoio à
Academia Sénior na confeção de máscaras e a futura aquisição de
marcaras reutilizáveis para distribuição à população; entre
muitas outras.
Além
destas, a Câmara Municipal de Serpa esteve na linha da frente,
criando medidas e recursos para combater diretamente esta pandemia:
ainda estão a ser feitas várias desinfeções por todo o concelho,
sempre com a cooperação das Juntas e Uniões de Freguesia e até de
alguns participares; cedemos uma casa aos Bombeiros;
conseguimos que a GNR estivesse no Lar de Vila
Verde de Ficalho, com uma equipa de especialistas a desinfetar as
instalações, em colaboração com os Bombeiros e a Junta de
Freguesia; foram criados vários espaços para instalar quem deles
precise, nomeadamente na Residência de Estudantes e no Pavilhão
Carlos Pinhão, local onde também apoiamos a criação de uma área
dedicada à Covid-19.
Por outro lado, e
tendo em conta que o setor económico do concelho (e não só) é um
dos mais afetados, criamos novas rotinas, compilando e enviando um
conjunto de informação sobre as medidas de apoio disponibilizadas
pelo Estado aos agentes económicos; divulgamos nas nossas
plataformas on-line listas de empresas locais com serviços de
entrega e de takeaway; e criamos um novo plano de pagamentos,
em prática desde o início de abril e em vigor até ao final de
maio, de forma a reduzir o prazo de pagamento aos fornecedores.
Todas estas, foram
medidas pensadas tendo em conta as novas dificuldades dos nossos
munícipes, da nossa sociedade e das nossas instituições.
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