segunda-feira, 25 de maio de 2020

Livro do historiador francês François-Xavier Fauvelle rejeita a leitura hagiográfica do afrocentrismo

Há uma corrente, umas vezes académica, outras, popular, o afrocentrismo, que defende África como o berço da civilização e que acusa de racismo os historiadores ocidentais. Contrário a estas «teorias especulativas com fundo ideológico», François-Xavier Fauvelle, historiador de alta reputação na História de África, desmistifica os argumentos dos afrocentristas no livro A Ideologia Afrocentrista à Conquista da História: A Memória em Leilão. Uma obra que chega amanhã, dia 26 de Maio, a Portugal, com a chancela da Guerra e Paz, Editores.

Eva era negra? A primeira civilização foi africana? Os Egípcios eram negros? Qual é a fronteira entre História e Memória? Estas são algumas das questões que os «discursos da memória» do afrocentrismo suscitam na sociedade actual, marcada pelo politicamente correcto.
Questões que, segundo o historiador e arqueólogo, especialista em história de África, François-Xavier Fauvelle, não passam de especulações de uma corrente que é «ideológica e não histórica» e que se apoia na «memória e não nos factos». Para o autor, a memória «selecciona, remenda, ornamenta e oculta, subvertendo a própria noção de História».
Contra a atitude politicamente correcta do afrocentrismo, baseada em meras especulações, que acusa de racismo os historiadores ocidentais e atribui aos judeus um papel no tráfico de escravos, o especialista em história de África lançou A Ideologia Afrocentrista à Conquista da História: A Memória em Leilão, um livro sereno e bem informado, que visa desmistificar os «discursos da memória» junto de leitores, professores e estudantes.
Opondo-se às teorias especulativas e às tradições inventadas, que são o resultado de um esforço ideológico para criar uma «identidade negra africana», mesmo que algumas dessas comunidades sejam já nadas e criadas noutros continentes, Fauvelle desmonta todos os mitos e polémicas, rejeitando os perigos a que nos condena a ingénua e superficial leitura dos factos, num livro que chega agora a Portugal, com a chancela da Guerra e Paz, Editores.  
A Ideologia Afrocentrista à Conquista da História: A Memória em Leilão chega amanhã, dia 26 de Maio, às livrarias de todo o país. O livro pode ser encomendado desde já, através de pré-compra, no site oficial da editora. 

A Ideologia Afrocentrista à Conquista da História: A Memória em Leilão
François-Xavier Fauvelle
Não-Ficção / História
144 páginas · 15x20,5 · 14,50 €
Nas livrarias a 26 de Maio
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário