quinta-feira, 28 de maio de 2020

Proença-a-Nova prepara o arranque da época alta no turismo

Aproveitar a oportunidade neste período negativo através de uma campanha de sensibilização articulada de modo a potenciar os recursos naturais e as ofertas culturais existentes no concelho deverá ser o ponto de partida para atrair turistas durante a época de veraneio que se aproxima. Esta foi uma das conclusões no final da reunião entre os proprietários de alojamentos turísticos a operar no concelho de Proença-a-Nova e o Executivo Municipal que aconteceu a 25 de maio. 

Numa altura em que as pessoas têm mais restrições em viajar para o estrangeiro e para os locais habitualmente designados como de turismo de massas, o interior do país tem sido apontado como uma alternativa importante pela tranquilidade, a segurança e saúde que proporciona. Desta forma, “este período diferenciado que nos toca a todos deve ser encarado como uma ferramenta de atratividade. É verdade que nos condicionou durante um largo período de tempo, mas agora poderá servir para estes territórios de baixa densidade como um elemento de atratividade no que se prende com a segurança e os nossos alojamentos possuem essa condição”, incentivou João Lobo, presidente da Câmara Municipal. Todos os alojamentos devem ter um “Protocolo Interno” onde devem constar as normas de utilização e de limpeza, além de que podem fazer programa de formação online sobre o Selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, o qual já foi atribuído a alguns agentes em Proença-a-Nova. Esta iniciativa destina-se a empreendimentos turísticos, alojamento local, empresas de animação turística e agências de viagem e turismo que adotem os procedimentos mínimos de limpeza, higiene e medidas básicas de prevenção e controlo da COVID-19. 

Neste encontro, os agentes turísticos manifestaram as suas preocupações relativamente à chegada dos turistas, partilharam a sua experiência e foram tranquilizados por parte do Executivo relativamente àquilo que está a ser feito e ao manual de boas práticas que está a ser elaborado, por exemplo, no que toca à abertura da época balnear que irá acontecer a 15 de junho e se prolongará até 13 de setembro. Haverá novas regras de acesso às praias fluviais, zonas de lazer e piscinas públicas do concelho e que ainda estão a ser definidas pelo Governo, por intermédio da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção-geral de Saúde, mas algumas já estão a ser implementadas, tais como: sinalização e delimitação dos espaços a ocupar com distanciamento nunca inferior a 1,5 m; zona de solário demarcada com guarda-sol com 3 metros de distanciamento entre cada guarda-sol; estacionamento com nova marcação; vigilante na praia para apoio aos condicionalismos dos espaços, além dos nadadores-salvadores. Foram ainda apresentadas as formações online e os ciclos de videoconferências temáticas "Vê Portugal ON" promovidas pelo Turismo Centro de Portugal e as medidas de apoio existentes para a economia em geral e para o setor do turismo em particular, estando o Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor disponível para prestar esclarecimento de dúvidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário