No próximo dia 3 de Julho celebra-se o Dia Internacional SEM Sacos de Plástico, que tem como objetivo alertar a sociedade para a necessidade de reduzir o consumo e utilização excessiva de sacos de plástico descartáveis que, na maioria das vezes, terminam no lixo após uma única utilização, ou acabam por ser libertados no ambiente, constituindo um problema ambiental grave em termos de poluição.
Estima-se que cada cidadão europeu consome cerca de 500 sacos de plástico por ano, sendo que em 2008, só na Europa, foram produzidos 3,4 milhões de toneladas de sacos para utilização. Para além do consumo de recursos, o uso insustentável de sacos, potenciado pela falta de valor que o consumidor lhe atribui pelo facto de este lhe ser oferecido, leva a que aos mesmos não seja dado o fim adequado - reutilização e reciclagem, acabando muitos por serem dissipados no ambiente, principalmente em meios marinhos, nos quais são confundidos com alimento e ingeridos por tartarugas e aves, entrando directamente na cadeira alimentar. Aliás, segundo um Estudo UNEP (UN Environment Programme and Ocean Conservancy) 80% da poluição marinha é causada pela libertação de resíduos plásticos.
Neste sentido, e enquadrado na atividade 4 do Contrato Local de Desenvolvimento Social – Mover Mira 4G, esta considera pertinente o desenvolvimento de uma ação de sensibilização ambiental a ocorrer no sitio do Cartaxo.
Esta iniciativa compreenderá a participação do chef Rui Reigota na elaboração de um showcooking onde será dada primazia à confeção de produtos da época. No local será exibido o mini documentário “Mar Estranho” da National Geographic que nos elucida quanto ao fenómeno do uso massivo do plástico e suas consequências.
A iniciativa pretende sensibilizar para a redução da utilização de sacos de plástico e para a adoção de práticas mais amigas do ambiente, contribuindo para a sustentabilidade do planeta, este sim, que é responsabilidade de todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário