Braga, 17 de julho de 2020 – Após o lançamento há duas semanas, a edição da Feira do Livro de Braga, que este ano está a ser realizada exclusivamente online, é hoje, de Braga para o mundo.
A 29ª edição Feira do Livro de Braga arrancou no passado dia 3 de julho com uma programação cultural e um espaço de exposição de livreiros, alfarrabistas e editoras online. A edição totalmente virtual foi a solução para manter o calendário do evento e promover a cultura em tempo de pandemia.
O evento funcionará, desta forma, em total permanência e à distância de um clique. Neste simples gesto é possível, em segundos, visitar mais de 20 stands dispostos num Virtual Tour e comprar os seus livros na Dott, uma plataforma de venda online. É também possível assistir a um extenso e vibrante programa cultural com transmissões ao vivo, participar em passatempos e assistir a sugestões de leitura.
A simulação quase perfeita das ruas, que em outras edições foram usadas para a realização física do evento, permitiu à Feira do Livro de Braga passar para o plano digital e, dessa forma, ultrapassar fronteiras. O evento, que já ultrapassou a marca dos 10 mil utilizadores únicos em apenas duas semanas, com visitas assíduas que contabilizam 22 mil acessos, tem registado visitas de vários pontos do mundo. Dos países Europeus (cerca de 60%), aos países Norte Americanos, passando pelo Brasil e pela Argentina, seguindo até ao lado mais oriental do planeta, como Hong Kong, Arábia Saudita e Macau, este evento é, marcadamente, hoje, de Braga para o mundo.
Por cá, a Feira do Livro de Braga é também visitada, maioritariamente, por bracarenses (40% das visitas), seguido de milhares de visitas oriundas do Porto (24%), Lisboa (19%), Aveiro, Coimbra, entre outros distritos do país, inclusive com visitas vindas da ilha da Madeira e do arquipélago dos Açores, que equivalem a 17% das visitas. Este número reparte-se pelas visitas à Página do Facebook do evento, ao Virtual Tour e à plataforma Dott da Feira do Livro de Braga. Na análise das visitas, destaca-se maioritariamente a visita do público feminino (70%), contra 30% de visitas do público masculino. A média de idades ronda dos 25 aos 44 anos.
Nesta edição digital, e para o mundo, é possível visitar entre livrarias, editoras e alfarrabistas, 20 expositores presentes na feira através de um Virtual Tour, e adquirir diversos os produtos a partir da plataforma de vendas online, Dott, que conta com constantes atualizações do seu stock, tendo neste momento quase 6 mil livros à venda.
A feira virtual está disponível até ao dia 3 de setembro de 2020, com programação cultural via Facebook, visita virtual pelo um tour criado especificamente para o evento e a venda online na plataforma Dott, aqui: https://dott.pt/pt/campaign/feira-do-livro-de-braga
Sandra Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário