domingo, 26 de julho de 2020

Ator Bruno Candé Marques morto a tiro numa rua de Moscavide

Homem com cerca de 80 anos baleou a vítima na avenida principal. SOS Racismo fala em crime com motivações raciais e pede que seja feita justiça.
O ator Bruno Candé Marques morreu este sábado após ter sido "baleado em várias zonas do corpo" por um homem, “cerca de 80 anos”, na avenida de Moscavide, no concelho de Loures, avança a PSP.
O alerta para a situação de disparos na principal artéria de Moscavide ocorreu pelas 13h20. Quando a Polícia chegou ao local encontrou "um homem que tinha sido baleado em várias zonas do corpo por outro homem".
O responsável pelos disparos foi detido, tendo-lhe sido apreendida uma arma de fogo.
O óbito de Bruno Candé Marques, ator da companhia de teatro Casa Conveniente, foi declarado no local. Morreu aos 39 anos.
“O detido, após os disparos, foi retido por populares até à chegada da PSP, não ofereceu resistência e, neste momento, encontra-se na nossa custódia”, disse aos jornalistas o comissário do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, Bruno Pires, acrescentando que o suspeito está num dos departamentos policiais do Comando Metropolitano de Lisboa.
O crime ocorreu na via pública, “em plena avenida de Moscavide”, onde foram registados “alguns disparos” cujos vestígios “estão a ser recolhidos pela Polícia Judiciária”, por se tratar de um crime de homicídio, avançou o comissário da PSP.
Questionado sobre se o crime foi motivado por racismo, Bruno Pires referiu que “a única coisa que se sabe, e que poderá ser útil para a investigação, é que já existem relatos ao longo desta semana de desacatos”, mas a PSP ainda desconhece o motivo dos mesmos.
“Dos relatos que conseguimos, não foi adiantada muita informação”, reforçou.
A ocorrência mobilizou "dezenas de polícias", inclusive devido à necessidade de interromper o trânsito na avenida de Moscavide.

SOS Racismo exige justiça para crime com "motivações raciais"

O movimento SOS Racismo exige “justiça” no caso da morte de Bruno Candé Marques.
Hoje, pelas 14h00, Bruno Candé Marques, cidadão português negro, foi assassinado com quatro tiros à queima roupa. O seu assassino já o havia ameaçado de morte três dias antes e reiteradamente proferiu insultos racistas contra a vítima”, afirma o SOS Racismo, em comunicado.
Para a associação, “o caráter premeditado do assassinato não deixa margem para dúvidas de que se trata de um crime com motivações de ódio racial”.
No comunicado, o SOS Racismo pede que o "assassinato do Bruno Candé Marques não seja mais um sem consequências", exigindo que "justiça seja feita".
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário