sábado, 11 de julho de 2020

CANDIDATURA DA COVILHÃ A CIDADE CRIATIVA DA UNESCO JÁ TEM ESTRUTURA, SITE E LOGO


Ontem, dia 10 de julho, o Miradouro das Portas do Sol foi o local escolhido para ter lugar a conferência com o tema “O Design e as Artes na estratégia de desenvolvimento territorial”, proferida por Francisco Paiva, professor do Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior (UBI). Esta conferência realizou-se no âmbito da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO, na vertente de Design, e marca o início de uma série de conferências e atividades onde temáticas ligadas à Inovação, à Sustentabilidade e ao Design serão exploradas e debatidas. 

A ocasião foi ainda aproveitada para a apresentação do site e do logo oficial da candidatura, bem como da estrutura que irá contribuir para a inclusão da Covilhã na rede de Cidades Criativas da UNESCO. Assim, foram revelados os integrantes: da Comissão de Honra, presidida pelo Reitor da UBI, António Fidalgo, reunindo personalidades e instituições ligadas à Beira Interior e à região centro como a CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro ou o Turismo do Centro; da Comissão Interna ou Direção, presidida por Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã; da Comissão Executiva, da qual Francisco Paiva é o Diretor Executivo; do Conselho Consultivo, integrado por personalidades ligadas aos eixos fundamentais da candidatura (história local, estratégia e desenvolvimento, artes/design ligadas à lã e aos tecidos). 

Foram também apresentados os parceiros empresariais e institucionais, desde empresas ligadas aos têxteis, todas as escolas da rede pública e privada do concelho e ainda associações culturais da cidade. Há ainda entidades associadas à candidatura, como todas as outras associações culturais do concelho e as juntas de freguesia, no sentido de envolver todo o território nesta estratégia. 

A estrutura da candidatura “estará sempre em desenvolvimento e aberta a todos os contributos”, afirmou Regina Gouveia, Vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Covilhã. 

“Demos hoje mais um passo importante na preparação da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO, na vertente Design sustentável. Devido à pandemia, adiámos eventos, mas não parámos. Temos vindo a desenvolver projetos e a partir de hoje queremos tornar a candidatura mais visível e tangível à comunidade”, afirmou Regina Gouveia. 

Para a Vereadora, “a conferência hoje realizada tornou mais claro um dos pressupostos básicos da candidatura que é o de pensarmos sobre como desenvolver o nosso território e tornar a Covilhã mais competitiva numa área (o design) que se relaciona com a sua história, desde o tempo em que era conhecida como a “Manchester portuguesa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário