sábado, 11 de julho de 2020

Viseu | A Associação “Leões da Beira” assinala este domingo, dia 12 de julho, o seu 50º aniversário.

Associação “Leões da Beira”, em Rio de Loba, assinala 50º ...
Pelas 15 horas, na sede do Clube, na Quinta de Dentro, em Rio de Loba, terá lugar uma cerimónia simbólica de atribuição da medalha de mérito desportivo à Associação, seguida de uma homenagem aos antigos Presidentes, num momento que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, do Vereador com o pelouro das Freguesias, João Paulo Gouveia, da Vereadora com o pelouro do Desporto, Ermelinda Afonso, do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo e demais representantes da Associação.

Formalmente constituída em 1970, a Associação “Leões da Beira” desenvolve a sua atividade em várias componentes. Na área cultural, através do seu Grupo Folclórico, com uma participação ativa em vários encontros e festivais de folclore, para além da organização do seu próprio Festival; e, mais recentemente, com a participação no Desfile e Concurso das Marchas Populares do ano 2019, no qual foi premiada. Na vertente desportiva, tem liderado a organização do “Trail da Loba”, em parceria com a Junta de Freguesia local, que conta já com três edições e se tem revelado uma iniciativa de forte adesão (em janeiro de 2020 contabilizou 700 participantes). É ainda intenção da Associação retomar a participação nas competições de futebol distrital, com uma equipa de juvenis.  

Este fim de semana, Museu do Linho de Várzea de Calde promove “Rota do Milho”

O Museu do Linho de Várzea de Calde, em parceria com a Junta de Freguesia, a Associação Cultural e Recreativa e a comunidade local, promovem este fim de semana, dias 11 e 12 de julho, a iniciativa “Rota do Milho”.

Domingo, dia 12, pelas 15 horas, participa desta ação o Vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado. O percurso terá início no Museu Municipal.

A par da arte milenar do linho, desta vez, o Museu Municipal desafia as famílias à descoberta de outras tradições que permanecem vivas na pequena aldeia de Calde, ao promover a “Rota do Milho”. A experiência inclui a passagem por vários locais ligados ao património e à cultura popular, como é o caso do campo de milho, em Linhar da Fonte, as eiras, em Nossa Senhora de Lurdes, o Moinho da “Borralheira de Cima” ou o Largo de São Francisco, possibilitando o contacto in loco com algumas tarefas deste ciclo, como o malhar, estender e moer do milho, terminando com o fabrico e cozedura das famosas bolas à moda antiga.

13 de julho | 11H30

Instituto de Formação Aeronáutica realiza voo inaugural do curso de “Piloto de Linha Aérea”, em Viseu

Centro de formação instalado no Aeródromo Municipal inicia esta segunda-feira a fase prática do curso

Os alunos do curso de “Piloto de Linha Aérea”, do Centro de Formação do Instituto de Formação Aeronáutica (IFA), radicado no Aeródromo Municipal, iniciam esta segunda-feira, dia 13 de julho, a fase prática, de voo, depois de um período de aprendizagem técnica, que arrancou no passado mês de setembro.

O assinalar desta meta importante será pelas 11H30, nas instalações do IFA, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, do Vereador com a responsabilidade do Aeródromo Municipal, João Paulo Gouveia, do CEO do Grupo IFA, José Madeira, assim como de alunos e demais representantes do Grupo. 

Recorde-se que, em junho de 2019, o Município de Viseu e o Instituto de Formação Aeronáutica formalizavam a parceria para a instalação de um Centro de Formação no Aeródromo Municipal, concretizando assim um passo estratégico na qualificação e projeção desta infraestrutura, que provou já ser uma âncora para a cidade-região, nomeadamente na captação de investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário