Pelas 15 horas, na sede do Clube, na Quinta de Dentro, em Rio de Loba, terá lugar uma cerimónia simbólica de atribuição da medalha de mérito desportivo à Associação, seguida de uma homenagem aos antigos Presidentes, num momento que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, do Vereador com o pelouro das Freguesias, João Paulo Gouveia, da Vereadora com o pelouro do Desporto, Ermelinda Afonso, do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo e demais representantes da Associação.
Formalmente constituída em 1970, a Associação “Leões da Beira” desenvolve a sua atividade em várias componentes. Na área cultural, através do seu Grupo Folclórico, com uma participação ativa em vários encontros e festivais de folclore, para além da organização do seu próprio Festival; e, mais recentemente, com a participação no Desfile e Concurso das Marchas Populares do ano 2019, no qual foi premiada. Na vertente desportiva, tem liderado a organização do “Trail da Loba”, em parceria com a Junta de Freguesia local, que conta já com três edições e se tem revelado uma iniciativa de forte adesão (em janeiro de 2020 contabilizou 700 participantes). É ainda intenção da Associação retomar a participação nas competições de futebol distrital, com uma equipa de juvenis.
Este fim de semana, Museu do Linho de Várzea de Calde promove “Rota do Milho”
O Museu do Linho de Várzea de Calde, em parceria com a Junta de Freguesia, a Associação Cultural e Recreativa e a comunidade local, promovem este fim de semana, dias 11 e 12 de julho, a iniciativa “Rota do Milho”.
Domingo, dia 12, pelas 15 horas, participa desta ação o Vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado. O percurso terá início no Museu Municipal.
A par da arte milenar do linho, desta vez, o Museu Municipal desafia as famílias à descoberta de outras tradições que permanecem vivas na pequena aldeia de Calde, ao promover a “Rota do Milho”. A experiência inclui a passagem por vários locais ligados ao património e à cultura popular, como é o caso do campo de milho, em Linhar da Fonte, as eiras, em Nossa Senhora de Lurdes, o Moinho da “Borralheira de Cima” ou o Largo de São Francisco, possibilitando o contacto in loco com algumas tarefas deste ciclo, como o malhar, estender e moer do milho, terminando com o fabrico e cozedura das famosas bolas à moda antiga.
13 de julho | 11H30
Instituto de Formação Aeronáutica realiza voo inaugural do curso de “Piloto de Linha Aérea”, em Viseu
Centro de formação instalado no Aeródromo Municipal inicia esta segunda-feira a fase prática do curso
Os alunos do curso de “Piloto de Linha Aérea”, do Centro de Formação do Instituto de Formação Aeronáutica (IFA), radicado no Aeródromo Municipal, iniciam esta segunda-feira, dia 13 de julho, a fase prática, de voo, depois de um período de aprendizagem técnica, que arrancou no passado mês de setembro.
O assinalar desta meta importante será pelas 11H30, nas instalações do IFA, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, do Vereador com a responsabilidade do Aeródromo Municipal, João Paulo Gouveia, do CEO do Grupo IFA, José Madeira, assim como de alunos e demais representantes do Grupo.
Recorde-se que, em junho de 2019, o Município de Viseu e o Instituto de Formação Aeronáutica formalizavam a parceria para a instalação de um Centro de Formação no Aeródromo Municipal, concretizando assim um passo estratégico na qualificação e projeção desta infraestrutura, que provou já ser uma âncora para a cidade-região, nomeadamente na captação de investimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário