quarta-feira, 15 de julho de 2020

Ciência Viva no Verão em rede arranca a 18 de julho

As iniciativas do Centro Ciência Viva da Floresta, integradas no programa Ciência Viva no verão em rede, organizadas pela rede Centros Ciência Viva, começam este sábado, 18 de julho (com repetição a 9 de agosto), às 22h, com uma visita guiada ao céu com observação à vista desarmada com palestra ao ar livre pela Associação de Física da Universidade de Aveiro: José Matos e Emanuel Santos. “O que contam as estrelas” é nome desta atividade que decorrerá no Centro Ciência Viva da Floresta. 

Entre as novidades está a tertúlia ao ar livre “Insetos à noite”, no dia 24 de julho, às 20h30, no CCV da Floresta, sobre a diversidade de insetos que podem ser observados à noite, seguida de observação de borboletas noturnas e outros insetos atraídos à luz por armadilha luminosa, orientada por Eva Monteiro e Sónia Tomé. 

Na manhã seguinte, 25 de julho, às 9h15, o ponto de encontro será na Praia Fluvial do Malhadal para uma saída de campo no percurso do Malhadal. Durante a caminhada os participantes vão ficar a saber mais sobre os ciclos-de-vida, ecologia e curiosidades dos insetos comuns do Malhadal, aprendendo a identificar as características dos principais grupos de insetos e as espécies mais emblemáticas, e ficando a conhecer as suas relações com os outros organismos. 

Quem quiser descobrir as “Aromáticas do Centro Ciência Viva da Floresta”, as suas propriedades e usos, poderá fazê-lo a 31 de julho, às 10h00, sob orientação de Claúdia Henriques. O tema dos bugalhos será abordado na atividade “Bugalhos: Histórias de paixão, lutas e especulação” por Jael Palhas e Francisco Alejandro López, a 7 de agosto, às 9h15, no CCV da Floresta, e servirá para explicar o que são, como se formam e os diferentes níveis tróficos a eles associados e também a utilização de algumas galhas pelo homem. Será ainda apresentado o projeto de ciência cidadã Galhas de Portugal e será exemplificado como cada pessoa pode colaborar, seguido de um pequeno percurso para observação de diversas galhas de plantas nativas. 

As “Char’Arcas de Noé” é outra das iniciativas inéditas este ano, no dia 8 de agosto, às 9h, no CCV da Floresta, que começa com uma apresentação teórica a cargo de Jael Palhas e Francisco Alejandro López sobre zonas húmidas e invasões biológicas em Portugal à qual se segue um Visitas a várias charcas para observação da fauna e flora aquáticas, com destaque para espécies ameaçadas e espécies invasoras. 

Os “Segredos do Vale Almourão” serão desvendados a 14 e a 29 de agosto, às 9h30, em Sobral Fernando, onde os participantes irão observar a impressionante garganta escavada pelo Rio Ocreza nos últimos dois milhões de anos, que divide a Serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartzíticas, acompanhados por Marta Palhim. Descobrir as árvores do CCV da Floresta é a proposta do dia 21 de agosto, às 10h, ao longo de um pequeno percurso que permitirá a observação de diferentes árvores e arbustos, identificando-os e descobrindo algumas curiosidades sob orientação de Claúdia Henriques. 

Todas as atividades são gratuitas e carecem de inscrição em www.cienciaviva.pt, onde também estão disponíveis os detalhes de cada atividade. Para garantir a segurança dos participantes e das equipas, o apelo é para o cumprimento das normas recomendadas pela Direção Geral de Saúde, face a situação de pandemia. Para mais informação também poderá contactar diretamente o Centro Ciência Viva da Floresta através de telefone 274 670 220 ou info@ccvfloresta.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário