quarta-feira, 15 de julho de 2020

Câmara de Aveiro e RODI acordam permuta de terrenos e construção de nova variante rodoviária à Zona Industrial de Eixo

Na Reunião de Câmara desta quinta-feira, 16 de julho, o Executivo Municipal vai aprovar uma importante permuta de terrenos em Eixo, entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a RODI – Industries S.A., cedendo a CMA a Rua D. Gonçalo Viegas, que medeia as instalações da empresa, sendo que em contrapartida a RODI irá ceder os terrenos envolventes e proceder à construção de uma nova variante periférica às suas instalações. 

Para a CMA esta permuta reveste-se de especial importância no desenvolvimento económico e urbano daquela zona do Município, já que a construção da variante irá aumentar a segurança rodoviária, associada ao forte uso dado pela RODI na sua atividade industrial e clarificar bem a diferenciação entre o espaço urbano e a zona industrial. 

Em suma, ambas as partes acordaram, para efeitos de permuta, atribuir um valor equitativo de 160.000€ quer à Rua D. Gonçalo Viegas (propriedade da CMA), quer aos terrenos confinantes à empresa no sentido Noroeste/Sudoeste (propriedade da RODI) onde será construída a nova variante. O custo de execução da nova variante, assumida a 100% pela empresa, tem um custo previsto de 310.000€. 

O desenvolvimento económico e urbano é opção política prioritária no atual mandato (2017/2021) assumindo especial importância em 2020, pela ação da CMA de apoio à retoma da atividade económica, no âmbito do Combate à Pandemia de Covid-19. Trata-se assim de mais um relevante investimento, potenciador e gerador de mais riqueza e mais emprego no Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário