sexta-feira, 31 de julho de 2020

PS rejeita instrumentalização da comissão de inquérito sobre apoios às vítimas dos incêndios de junho de 2017

Eis o comunicado do PS, na íntegra...

"O Partido Social Democrata (PSD) requereu, potestativamente, há uns meses, uma comissão parlamentar de inquérito com vista a aferir da regularidade do processo de atribuição de apoios na sequência dos incêndios ocorridos na região Centro, em junho de 2017. Desde o inicio dos trabalhos, o PSD tem manifestado uma permanente instabilidade, e mesmo desconhecimento, sobre o que efetivamente é objeto da Comissão que o próprio partido requereu, não só sobre o período a apreciar como sobre a gestão das audições que apontou como obrigatórias.
Desde a primeira hora percebeu-se que o PSD pretendia, por puro taticismo político, instituir a ideia de uma suspeição generalizada sobre as vítimas apoiadas na reconstrução da sua vida.
Nessa linha de posicionamento, o PSD propôs esta terça-feira uma visita aos territórios afetados pelos incêndios sem que fosse capaz de explicar as vantagens para o objeto da  comissão de inquérito, mesmo instado a fazê-lo pelo Partido Socialista (PS).
Para o PS, sem prejuízo do cabal esclarecimento sobre o procedimento de atribuição de fundos, não há nem haverá qualquer contributo para desrespeitar as vítimas dos incêndios e, por isso, estará sempre contra qualquer proposta que vise agudizar suspeitas indiscriminadas sobre as mesmas, ou fazer reviver gratuitamente  o momento de tragédia como o que se viveu em 2017.
Desde o primeiro momento o PS contestou a visão do PSD de suspeita generalizada sobre os beneficiários dos apoios atribuídos num momento muito duro para aquelas populações, refutando a desconfiança que parece imperar sobre estas famílias.
Também por isso a realização de uma visita ausente de qualquer fundamento consistente  no seio da comissão de inquérito ultrapassa o objeto da comissão, colocando as vítimas numa posição, que o PS recusa totalmente, de serem confrontadas com o reviver do momento e com o facto de estar a ser posta em causa a regularidade do processo de reconstrução das suas habitações destruídas nos incêndios.
O PS recusa a instrumentalização da Comissão de Inquérito e da dignidade das vítimas e agirá, com determinação, contra as tentativas de aproveitamento político do PSD"

Nenhum comentário:

Postar um comentário