terça-feira, 29 de setembro de 2020

Ansião acolhe arranque de projeto da Terras de Sicó


A Sala Corporate do Centro de Negócios de Ansião acolheu, no passado dia 24 de setembro, um colóquio sobre as terras de Sicó. 

Numa iniciativa da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó e dos seis municípios que a integram, incluindo Ansião, em parceria com a Universidade de Coimbra, o colóquio “Descobrir, Experimentar, Conhecer e Refletir as Terras de Sicó”, pretendeu debater a valorização do território interior e a centralidade do rural, através de abordagens a nível político, científico, administrativo e técnico. 

Inserido no projeto “De Volta ao Rural ou Como Reforçar a Coesão da Cidade Regional?”, contou com a presença de estudantes finalistas do Mestrado em Reabilitação Urbana Integrada, que se propõem desenvolver um projeto assente na valorização e inovação do território de Sicó, a nível tanto turístico quanto da atratividade sob o ponto de vista da fixação de pessoas por via do emprego e da residência. 

Ao colóquio seguir-se-ão dois trabalhos laboratoriais, no terreno, um para promover uma perceção crítica do território e das aldeias de calcário; outro para proporcionar o contacto com a realidade das aldeias de xisto, nomeadamente a aldeia Ferraria de São João, em Penela. 

Esta investigação prosseguirá com a participação de estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura, em dois seminários de investigação, um intitulado “Aldeias do Calcário - Estratégia e táticas para reforçar a coesão de uma rede urbana em espaço rural”, resultante da rede criada pela Terras de Sicó, que inclui a aldeia de Granja, em Ansião; o segundo, de caráter teórico e reflexivo, sobre “Transformação das paisagens humanizadas – Desafios, paradigmas e atores”, que incidirá especialmente nos desafios do património, das alterações climáticas e da participação cívica. 

O objetivo final do projeto é a sustentabilidade do território através de uma estratégia de reforço da coesão de uma rede urbana em espaço rural, nomeadamente as aldeias de calcário dos seis municípios da região de Sicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário