Tendo em conta o agravamento da situação pandémica provocada pela COVID-19 e a aproximação do feriado de 1 de novembro (Dia de Todos os Santos), data que reúne um elevado número de pessoas nos cemitérios do Canhoso e da Covilhã para homenagear os entes queridos já falecidos, o Município decidiu reforçar as medidas excecionais de prevenção da pandemia.
Assim, o Município da Covilhã informa que entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2020, se aplicarão as seguintes medidas:
1. Abertura dos Cemitérios Municipais (horários normais), com lotação limitada ao máximo de 700 pessoas para o cemitério da Covilhã e 200 pessoas para o cemitério do Canhoso;
2. Circuitos com entradas e saídas definidos para melhor controlo da lotação do espaço;
3. Controlo de acessos realizado por colaboradores do Município;
4. Cumprimento das recomendações definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nomeadamente a obrigatoriedade do uso de máscara e de distanciamento físico de 2m entre os visitantes;
5. Obrigatoriedade de desinfeção das mãos à entrada e saída dos cemitérios;
6. Permanência no local pelo tempo estritamente necessário, num máximo de 30 minutos;
7. Proibição da partilha de materiais de limpeza;
8. No espaço exterior, reforço das autoridades para evitar ajuntamentos;
9. Em caso de espera para entrada no cemitério, manter o distanciamento físico e a máscara colocada.
Estas medidas preventivas são de âmbito municipal, podendo as mesmas ser alteradas/revertidas, em caso do agravamento da situação pandémica ou por determinação das entidades competentes (Autoridades de Saúde – Proteção Civil Municipal – Governo).
Apela-se ao máximo respeito e cumprimento das normas estabelecidas, lembrando que o sentido de responsabilidade e os comportamentos individuais são o melhor fator de segurança da comunidade.
Tempos de exceção exigem atitudes excecionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário