sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O Heterónimo de Pedra dá a volta ao mundo e à Assembleia da República

 

presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e os presidentes de várias comissões parlamentares receberam hoje o livro Heterónimo de Pedra, de Henrique Castanheira, a obra vencedora do Prémio Literário UCCLA.

 

O Heterónimo de Pedra, sendo um livro ficcional, reflecte a vivência e o percurso do autor, destacado pelo Estado português, mais concretamente na esfera de intervenção do Ministério da Defesa, para missões em organizações internacionais, da Bósnia ao Paquistão, na África e na Ásia. Muitos dos temas da obra tocam o âmbito dos trabalhos de comissões que lidam com direitos e garantias, com a educação, negócios estrangeiros e comunidades portuguesas, cultura e comunicação.

 

Heterónimo de Pedra é a obra vencedora, em 2020, do mais importante prémio de revelação literária, o maior, a nível de candidaturas, de todo o espaço dos países de língua portuguesa, organizado e patrocinado pela UCCLA, associação das cidades capitais dos países de língua portuguesa, que tem como um dos seus objectivos contribuir para o fortalecimento dos laços culturais dessas cidades e países. É essa universalidade que se quis celebrar no envio da obra ao presidente da Assembleia da  República e às comissões parlamentares, mas também a todo o universo de língua portuguesa.

 

Por iniciativa da UCCLA, O Heterónimo de Pedra foi também recebido pelos centros culturais portugueses das embaixadas dos países lusófonos, nos centros portugueses da Fundação Gulbenkian de Paris e de Londres, no Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro e no Gabinete Português de Leitura de Salvador da Bahia.

 

Em 2021, – terá lugar a 6.ª edição do Prémio Literário UCCLA, Novos Talentos Novas Obras em Língua Portuguesa. As candidaturas já estão abertas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário