A Câmara de Estarreja comunicou a decisão de encerrar os cemitérios do Município no Dia de Todos os Santos e nos Fiéis Defuntos, a 31 de outubro e 01 de novembro.
Em comunicado, a autarquia esclarece que os cemitérios têm gestão das Juntas de Freguesia e estas "manifestaram a sua preocupação perante a previsibilidade de aglomerados de milhares de pessoas, incluindo com deslocações de fora do concelho", bem como a "dificuldade em garantir todas os meios exigíveis para que sejam asseguradas as normas de segurança".
A decisão de fechar os cemitérios naqueles dias foi tomada em reunião do Gabinete de Crise - COVID19 ETR e é justificada pela evolução da pandemia de covid-19.
"Tendo como prioridade a defesa da saúde pública, os cemitérios do concelho de Estarreja serão encerrados a 31 de outubro e 1 de novembro, em que se assinala o Dia de Todos os Santos", disse a autarquia.
Para tomar a deliberação, foram "ouvidas todas as entidades com representação neste grupo, foi deliberado por unanimidade encerrar os cemitérios durante esse fim de semana, ou seja, na véspera e no Dia de Todos os Santos", explica.
O Gabinete de Crise - COVID19 ETR tem como objetivo a concertação e articulação de todas as entidades locais na prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção pelo novo coronavírus.
Fazem parte do gabinete representantes da Câmara Municipal de Estarreja, Autoridade de Saúde Local, CHBV -- Centro Hospitalar do Baixo Vouga, ACES do Baixo Vouga, Unidades de Saúde, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Guarda Nacional Republicana (GNR) e Juntas de Freguesia de Avanca, Beduído e Veiros, Canelas e Fermelã, Pardilhó e Salreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário