Qualquer aventura começa com um primeiro passo. O do Bernardo foi despedir-se do seu emprego no Reino Unido e, num jantar com amigos, decidir que ia regressar a casa (Minde, no distrito de Santarém) e lançar-se no negócio do calçado sustentável. Parecia uma ideia louca, mas afinal tinha pernas para andar. Avaliaram o mercado, e viram potencial nas fibras de cânhamo (planta do género Cannabis). Já havia carteiras e malas, porque não sapatos?
Lançaram uma campanha de crowdfunding que acabou por arrecadar quase 250.000$! Nascia a DopeKicks (antecedora da atual 8000Kicks), e com ela os primeiros sapatos. Foi preciso escolher fornecedores, criar um modelo que fizesse justiça ao ideal sustentável da marca e, diz o próprio, nada disto seria possível sem a ajuda da sua avó, Maria Otília, que conta com 50 anos de experiência na área e ajudou na escolha dos melhores fornecedores.
O cânhamo, assegura Bernardo, é a única fibra de que são feitos os ténis, o que se converte não é só uma infindável ferramenta de marketing, mas sobretudo a garantia de calçado mais sustentável. “É um super material. É super resistente, cresce praticamente em todo o lado, dispensa o uso de pesticidas e inseticidas e precisa de cinco vezes menos água do que o algodão”, explica.
A marca orgulha-se ainda de produzir as “primeiras palmilhas do mundo feitas de cânhamo”, de compor as suas solas a partir de algas, tornando o produto final totalmente vegano, e de aplicar um acabamento nos seus ténis que os faz repelir a água. “Queremos mostrar que este é o melhor tecido que existe e isso acontece fazendo os melhores produtos. Se conseguirmos que o canábis se torne mainstream, perfeito, arranjamos outra ideia e montamos outra empresa”, remata Bernardo, que é também o CEO da 8000Kicks.
Fonte: PPL
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