O que é?
As “4ªfeiras clássicas” são um projeto criado em 2016 que visa, por um lado, proporcionar à população a visualização obras cinematográficas de reconhecida qualidade, num horário durante a semana de trabalho, com uma periodicidade mensal, procurando gerar uma oferta cultural em falta nesta região.
Em Cantanhede, todas as primeiras quartas-feiras de cada mês no auditório do Centro Paroquial S. Pedro, em Cantanhede, com início pontual às 21h, é efetuada projeção de filmes num espaço com qualidade de conforto, imagem e som para a assistência.
No que respeita aos conteúdos da programação, estes centram-se em longas-metragens com especial relevância na História da Sétima Arte, sendo que cada obra será antecedida por curtas-metragens de realizadores internacionais e nacionais, com especial destaque aos talentos da região.
Quem apresenta?
Vasco Espinhal Otero continua por norma a ser cicerone, sendo que cada filme é apresentado por cinéfilos da comunidade local, tendo passado várias dezenas de pessoas por esse papel ao longos das várias edições desde 2016.
Em 2020, nesse papel irão estar padre João Pedro Silva, Maria de Lurdes Espinhal, Álvaro Balacó, Sofia Souto Moniz, Catarina Cosme, Ana Paula Jesus, Nuno Fonseca, Carlos Oliveira, Ana Cristina Silva, Débora Mogadouro, Paulo Miguel Viegas, Daniel Neves da Costa, Susana Lopes, Mariana Andrade, José Santiago, Ricardo Relva, Hugo Ferrão, Inês Pronto, Vasco Otero, José Miguel Pires, Paulo Marques, Carlos Martins e Nuno Alegre Cardozo.
Quem organiza e quem apoia?
As "4feiras clássicas" em Cantanhede são atualmente organizadas pelo Cineclub Bairrada, Associação FotografArte, Paróquia de Cantanhede (Fábrica da Igreja) e Coletivo Artístico Efervescente, com o apoio da Junta de Freguesia da União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Município de Cantanhede, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, do Cinemusicorium e da Rádio Universidade de Coimbra.
Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 expansões das “4ªfeiras Clássicas” em Anadia, Mealhada, Águeda e brevemente ainda em mais concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção do Cineclub Bairrada.
Novidades para 2020
Este quinto ano do projeto marcará o reforço da aposta em filmes mudos musicados ao vivo por talentosos artistas da região que aceitaram este desafio, potenciando os seus recursos e abrindo o leque de produtos artísticos ao dispor dos vários públicos.
Serão 5 longas-metragens e pelos menos 6 curtas-metragens que irão ter banda sonora interpretada em palco pelos artistas de várias influências, estilos e proveniências como Slim Charley Santus, Coldwarr|diva-s, featuring(la petite mort), Francisco Freire, João Fuss, Hard Cover Band, João Nora, Vasco Otero, Vasco Carvalho e Ricardo Santos, Xamaril, Tocata do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, Jorge Ferreira e Camilo Boavida. Em grande medida, os artistas são indicados pelo Coletivo Artístico Efervescente.
São posteriormente efetuadas montagens audiovisuais para o canal youtube das “4ªfeiras Clássicas” com as bandas sonoras criadas para os filmes, as imagens originais das películas em domínio público e ainda os registos de vídeo efetuados pelos elementos da FotogafArte com orientação do Cineclub Bairrada.
Convite à população
“Se gosta de cinema, apoie também esta iniciativa de valor na nossa terra, venha ver os filmes, passe a palavra e convide amigos, familiares e comunidade no geral. Crie a rotina de vir nas primeiras quartas-feiras do mês pelas 21:00 horas ver cinema de qualidade no Auditório do Centro Paroquial de Cantanhede. Aproveite!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário