Sete alunos do curso de Educação Básica da Universidade de Aveiro estiveram na Câmara Municipal para conhecer alguns projetos da Autarquia ligados à cidadania e proteção da infância
A Câmara Municipal de Águeda acolheu, esta semana, um grupo de sete alunos do 3.º ano do curso de Educação Básica da Universidade de Aveiro (UA) para conhecerem os projetos e iniciativas da Autarquia ligados à cidadania e proteção da infância como pressupostos para a construção de uma cidade próxima das crianças.
Os estudantes universitários ficaram a conhecer algumas iniciativas realizadas pela Autarquia neste âmbito, nomeadamente no que se refere à importância da ocupação do espaço público por todos os cidadãos (em especial as crianças) e no respeito pelo ponto de vista das crianças no desenvolvimento da cidade (por exemplo, fazendo com que o mobiliário urbano seja acessível à criança).
Ligação com projetos pedagógicos criativos, interculturalidade e transversalidade entre setores são alguns conceitos base para a construção de uma cidade que inclui as crianças no seu desenvolvimento, como cidadãos ativos e de pleno direito.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Águeda está a finalizar um projeto ligado à proteção, desenvolvimento e participação das crianças como cidadãos ativos, que inclui justamente estes conceitos realizando ações concretas de envolvimento das crianças na construção da cidade.
Rosa Madeira, professora do Departamento de Educação e Psicologia da UA, declarou que este alunos estão a fazer diversas ações de recolha de informação, seja em contexto educativo (creches ou ATL’s) ou junto de Câmaras Municipais, no âmbito da unidade curricular “Projetos de integração educacional”.
“Esta é a unidade que mais peso curricular tem no curso”, afirmou a docente, explicando que o trabalho desenvolvido no terreno é feito em ligação com uma instituição, que no caso é a Bela Vista – Centro de Educação Integrada, em Águeda. No seguimento deste trabalho de final de curso, os sete alunos têm conhecido diversas entidades que trabalham a questão da cidadania com as crianças.
“Neste primeiro semestre eles observam e discutem as ideias já em curso em diversas instituições e depois, com base no que recolhem, aplicam no seu projeto final”, continuou Rosa Madeira, salientando que os alunos acabam por intervir dentro do que já existe nas instituições, com o acrescento das suas ideias.
No final do encontro, os jovens afirmaram a sua satisfação com os projetos e as ações já em execução por parte da Autarquia, salientando que muitas ideias “são inovadoras e fora da caixa” e que irão tentar aplicar nos seus projetos de final de curso.
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