sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Estudantes observam boas práticas da Câmara de Águeda na construção de uma cidade próxima das crianças

 Sete alunos do curso de Educação Básica da Universidade de Aveiro estiveram na Câmara Municipal para conhecer alguns projetos da Autarquia ligados à cidadania e proteção da infância

A Câmara Municipal de Águeda acolheu, esta semana, um grupo de sete alunos do 3.º ano do curso de Educação Básica da Universidade de Aveiro (UA) para conhecerem os projetos e iniciativas da Autarquia ligados à cidadania e proteção da infância como pressupostos para a construção de uma cidade próxima das crianças.

Os estudantes universitários ficaram a conhecer algumas iniciativas realizadas pela Autarquia neste âmbito, nomeadamente no que se refere à importância da ocupação do espaço público por todos os cidadãos (em especial as crianças) e no respeito pelo ponto de vista das crianças no desenvolvimento da cidade (por exemplo, fazendo com que o mobiliário urbano seja acessível à criança).

Ligação com projetos pedagógicos criativos, interculturalidade e transversalidade entre setores são alguns conceitos base para a construção de uma cidade que inclui as crianças no seu desenvolvimento, como cidadãos ativos e de pleno direito.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Águeda está a finalizar um projeto ligado à proteção, desenvolvimento e participação das crianças como cidadãos ativos, que inclui justamente estes conceitos realizando ações concretas de envolvimento das crianças na construção da cidade.

Rosa Madeira, professora do Departamento de Educação e Psicologia da UA, declarou que este alunos estão a fazer diversas ações de recolha de informação, seja em contexto educativo (creches ou ATL’s) ou junto de Câmaras Municipais, no âmbito da unidade curricular “Projetos de integração educacional”.

“Esta é a unidade que mais peso curricular tem no curso”, afirmou a docente, explicando que o trabalho desenvolvido no terreno é feito em ligação com uma instituição, que no caso é a Bela Vista – Centro de Educação Integrada, em Águeda. No seguimento deste trabalho de final de curso, os sete alunos têm conhecido diversas entidades que trabalham a questão da cidadania com as crianças.

“Neste primeiro semestre eles observam e discutem as ideias já em curso em diversas instituições e depois, com base no que recolhem, aplicam no seu projeto final”, continuou Rosa Madeira, salientando que os alunos acabam por intervir dentro do que já existe nas instituições, com o acrescento das suas ideias.

No final do encontro, os jovens afirmaram a sua satisfação com os projetos e as ações já em execução por parte da Autarquia, salientando que muitas ideias “são inovadoras e fora da caixa” e que irão tentar aplicar nos seus projetos de final de curso.

 

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