O surgimento dessas ferramentas trouxe uma das mudanças mais radicais da última década: o nascimento da educação a distância. Existem várias definições de educação a distância, e a maioria envolve algum tipo de tecnologia. Porém, na prática, é implementado de diferentes formas, dependendo da instituição ou plataforma utilizada.
Em geral, a tecnologia é usada para facilitar a interação unilateral e bidirecional em uma plataforma que fornece conteúdo educacional. Embora o conceito de "ensino à distância" já existisse antes - e tenha aumentado na década de 1990, com o avanço da tecnologia online - só recentemente chegamos a um ponto em que a tecnologia está sendo implementado com grande sucesso.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Disponibilidade e Uso de Tecnologias da Informação nas Casas de 2019 (ENDUTIH) , 83,8% dos usuários da Internet no México usam a rede para complementar sua educação e / ou treinamento.
Além disso, quando a crise climática global e as pandemias ameaçam a continuidade da educação, o aprendizado à distância se torna mais relevante atualmente. Ao alavancar a tecnologia, escolas, universidades e empresas podem minimizar interrupções na educação e no treinamento em tempos incertos, como a atual crise do COVID-19.
Um exemplo claro disso é a Universidade Metropolitana de Monterrey (UMM), que conseguiu transformar seu sistema de gestão de aprendizagem (LMS) em uma ferramenta indispensável para que seus 770 professores e 13.000 alunos pudessem continuar seus processos educacionais durante a pandemia. Dentre suas conquistas, destaca-se que a instituição conseguiu carregar na plataforma cerca de 4.500 cursos em uma semana, respondendo em tempo hábil ao desafio da emergência.
O surgimento de sistemas de gestão de aprendizagem
Embora a educação à distância exista desde o século 19, a tecnologia na qual ela dependia na época não era adequada para um aprendizado fácil - ela simplesmente não foi desenvolvida para ser usada por educadores e alunos. Os sistemas de gestão de aprendizagem oferecem um modelo educacional holístico e permitem que os educadores tenham uma perspectiva mais focada ao oferecer o conteúdo. Em geral, existem vários motivos para optar por um sistema de gestão de aprendizagem:
Personalize experiências de aprendizagem únicas para cada aluno
O modelo genérico dominou a educação, mas isso precisa mudar. As pessoas têm estilos de aprendizagem diferentes, que variam de acordo com a natureza do conteúdo que estão tentando absorver. O e-learning permite que os alunos personalizem sua educação com grande facilidade, focando nas áreas que requerem mais atenção - coisas simples como poder voltar e repetir lições complicadas são muito úteis. Além disso, em vez de ser uma rota unilateral onde o aluno ouve e obtém informações, o treinamento online significa que os alunos podem pesquisar as áreas que lhes interessam com mais detalhes.
Aprender onde for necessário, quando for necessário
No México, existem 86,5 milhões de usuários de telefones celulares . Em uma escala global, o desejo de estar pronto para a mobilidade é mais importante do que nunca e isso também mudará a forma como aprendemos. Aprender online remove as barreiras de um ambiente educacional típico.
Não há mais necessidade de ir a um campus em um horário específico do dia e estar presente durante as várias aulas. O aprendizado online oferece às pessoas a flexibilidade de aprender onde quer que estejam - em casa, no campus ou onde e quando quiserem. Com o avanço da tecnologia móvel, foram criadas plataformas educacionais que cabem na palma da mão.
Mais importante ainda, as soluções de mobilidade e educação online também tornaram o aprendizado uma opção viável para muitas comunidades rurais, onde os alunos não podem viajar longas distâncias para a escola todos os dias e permitir o treinamento. para equipes remotas que trabalham para empresas remotas. Além disso, o treinamento presencial pode ser complementado pelo aprendizado online para fornecer ao aluno um melhor equilíbrio, combinando uma ampla variedade de estilos de aprendizagem.
Quando aproveitada, a tecnologia também pode disponibilizar recursos educacionais para todos. Para os alunos que vivem em locais remotos, a falta de professores costuma ser um problema sério, pois os educadores altamente qualificados tendem a procurar emprego nas cidades. ELearning conecta ótimos professores com alunos excelentes.
No mundo do treinamento corporativo, empresas ao redor do mundo - startups, PMEs e corporações - estão experimentando uma necessidade urgente de atualizar as habilidades de seus funcionários para antecipar a competição e enfrentar as condições voláteis e complexas da pandemia do coronavírus e suas repercussões na economia mundial. À medida que a pandemia força as empresas a acelerar sua transição digital e optar por novos modelos , elas devem expandir rapidamente suas oportunidades de treinamento para manter seus funcionários atualizados.
E, com trabalhar em casa e gerenciar equipes remotas se tornando o novo normal, a maneira como as empresas interagem e treinam sua força de trabalho teria que mudar. Precisamos passar do treinamento presencial para o virtual, a fim de treinar de forma consistente e eficaz os funcionários remotos em qualquer lugar, a qualquer hora.
Melhorar a interação por meio da gamificação
Do fluxo constante de informações ao grande número de distrações que nos cercam no dia a dia, prestar atenção hoje é mais difícil do que nunca. Manter o interesse dos alunos durante o treinamento é um dos principais desafios que os facilitadores enfrentam.
Acostumados com a tecnologia em suas vidas diárias, os alunos modernos agora estão familiarizados com ela e esperam interatividade - e o eLearning permite que os facilitadores forneçam o conteúdo do curso de maneiras diferentes, a fim de interagir com cada aluno único de maneira única. que funciona melhor para eles. O LMS permite que os treinadores forneçam gravações multimídia para tornar o treinamento mais atraente.
Com o mecanismo de jogo, eles também têm a opção de gamificar o conteúdo e incluir recompensas assim que as seções forem concluídas para os jovens funcionários ou recém-formados que acabaram de sair da sala de aula e estão em transição para o mundo corporativo. Questionários, enquetes e salas de discussão também ajudam os alunos a discutir o conteúdo e interagir uns com os outros.
Precisamos continuar explorando a educação a distância
Com os avanços da tecnologia, somos capazes de oferecer educação holística de alta qualidade de maneiras que vão além dos limites das salas de aula físicas tradicionais. Para atender às demandas de um mundo em rápida mudança, garantir a continuidade da educação e se preparar para futuras perturbações e adversidades, é importante ver a educação à distância como mais do que apenas um paliativo na era atual.
Por Mario Sánchez, Diretor Geral da D2L para a América Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário