quinta-feira, 4 de março de 2021

Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas

Microbiologista francês mostra como nos podemos preparar para futuras epidemias


Perante a ameaça de futuros ataques virais dez vezes mais nocivos do que a COVID-19, Didier Raoult, médico, especialista em bactérias, vírus e pandemias, apresenta um estudo, com base em estatísticas e factos históricos relacionados com anteriores epidemias, que descarta os alarmismos do sensacionalismo diário e nos prepara para os sucessores do actual coronavírus. Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas é o mais recente título da colecção Livros Vermelhos da Guerra e Paz Editores. O livro chega aos espaços já abertos da rede livreira nacional no próximo dia 9 de Março e estará ainda disponível no site da editora.

Ainda estamos a tentar encontrar a tão aclamada imunidade de grupo para a COVID-19 e já se multiplicam as projecções de novas crises sanitárias para o futuro do mundo. O magnata norte-americano Bill Gates, uma das vozes mais activas entre os que fazem alertas, tem vindo a apontar para o surgimento de ataques virais dez vezes mais nefastos do que o novo coronavírus, mas não sabemos quando chegarão, nem que tipo de vírus serão ou se serão alguma doença nova.

Perante o medo do inexplicável, como é que nos podemos preparar? Segundo Didier Raoult, a história tem a solução para esses anseios. O reputado especialista em microbiologia e epidemias, responsável pela descoberta da bactéria da Peste Negra, afirma que o pânico tem vindo a comandar as mais as decisões dos políticos e governantes do que o realismo, a ciência e a «calma das velhas tropas».

No ensaio Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas, um sucesso de vendas em França que agora chega a Portugal, afirma que «todas as potenciais epidemias que considerávamos assustadoras», entre as quais a doença das vacas loucas e as gripes das aves, dificilmente ultrapassaram os 10 mil mortos, num mundo onde assistimos a 56 milhões de mortes por ano», o mesmo número que a cólera, epidemia que diz ter sido negligenciada.

Polémico, Didier Raoult afirma ainda que vírus como o H1N1 mataram menos pessoas em França em 20 anos do que os acidentes rodoviários com trotinetas, acusando a comunicação social de propagar a «desconexão total entre a realidade observável e a realidade reportada».

Assume que «desta vez, é incontestável que assistimos a uma verdadeira pandemia», mas acredita que em breve o SARS- CoV-2 desapareça ou se resuma a um ecossistema específico como o coronavírus da Arábia Saudita que, neste momento, se resume a uma população de camelos.

Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas estará disponível, a partir do dia 9 de Março, nos locais abertos da rede livreira nacional. A mais recente edição dos Livros Vermelhos da Guerra e Paz Editores poderá ainda ser adquirida no site da editora.

Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas
Prof. Didier Raoult
Não-Ficção / Ensaio
152 páginas · 15x20 · 16,00€
Nas livrarias a 9 de Março

Nenhum comentário:

Postar um comentário