O futuro de Portugal visto pela Associação Participar+
Com prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Portugal – Que Prioridades para o Futuro? é um contributo para a promoção de reflexões e debates sobre temas com uma importância vital para o nosso futuro colectivo. O livro apresenta o Manifesto Fundacional da associação Participar+ e as apresentações feitas por António Costa Silva, João Ferreira do Amaral, Ricardo Paes Mamede e Vitor Ramalho, quatro dos membros fundadores desta associação cívica que pretende promover a análise e o debate sobre os principais problemas que atingem a sociedade portuguesa. Portugal – Que Prioridades para o Futuro? chega à rede livreira nacional no próximo dia 20 de Abril, com o alto patrocínio da Fundação Calouste Gulgenkian, da Fundação do Oriente e da consultora Diorama.
A associação cívica Participar+ constituída em Março de 2020, poucos dias antes da declaração da primeira vaga da pandemia de COVID-19, – promoveu a sua primeira sessão pública, no dia 5 de Outubro de 2020, na Fundação Calouste Gulbenkian, com intervenções de António Costa Silva, gestor que elaborou a pedido do Governo a estratégia de recuperação da economia portuguesa para a próxima década, dos economistas João Ferreira do Amaral e Ricardo Paes Mamede, e de Vitor Ramalho, secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e presidente da Participar+, numa sessão moderada por Ana Paula Martins.
Portugal – Que Prioridades para o Futuro? é o balanço dessa sessão, que, segundo a direcção da Associação, contou com uma «forte participação, apesar das limitações decorrentes da pandemia». Mas é também uma forma de tornar públicos os estatutos e os associados fundadores (que poderão conhecer na lista em anexo).
Esta iniciativa mereceu a melhor atenção do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que aceitou o convite da associação para assinar o prefácio desta edição. Nele tece elogios à iniciativa de uma associação «transversal, intergeracional, profundamente empenhada na participação cívica como alicerce do nosso Estado de Direito Democrático.»
O Presidente deixa ainda esta nota à Participar+ no seu Prefácio: «Por tudo isto vos agradeço a presente edição. Por uma derradeira razão, se possível mais forte, também. Porque a atravessa um sadio Patriotismo, não serôdio ou ritualista, mas ligado aos portugueses, a cada um e a todos eles, a começar nas suas existências diferentes e complementares. No fundo, representa, à sua maneira, uma forma de amar Portugal.»
Portugal – Que Prioridades para o Futuro? chega à rede livreira nacional no próximo dia 20 de Abril, com a chancela da Guerra e Paz Editores e com o alto patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação do Oriente e da consultora Diorama.
O livro será apresentado ao vivo, no próximo dia 27 de Abril, pelas 18h00, nas instalações da Fundação do Oriente, no Edifício Pedro Álvares Cabral, Doca de Alcântara Norte, em Lisboa, por ocasião do colóquio Contributos para respostas a importantes questões do presente, com moderação de Susana Santos e as intervenções de António Saraiva, director-geral da Confederação Empresarial de Portugal e de António Costa Silva.
Portugal – Que Prioridades para o Futuro?
Intervenções de: António Costa Silva, João Ferreira do Amaral,
Ricardo Paes Mamede, Vitor Ramalho
Moderação de: Ana Paula Martins
Não-Ficção / Actualidade
112 páginas · 5,5x23 · 12,00 €
Nas livrarias a 20 de Abril
Guerra e Paz, Editores
Nenhum comentário:
Postar um comentário