A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira organiza a fase intermunicipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura com a participação de nove dos dez concelhos que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
Entre os dias 12 e 15 de abril, 114 alunos, do 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, apurados na fase municipal de cada concelho, realizam a prova escrita, desta feita em suporte digital, em resposta às contingências sanitárias em vigor. Esta prova tem como objetivo apurar os vinte finalistas para a prova de leitura, também denominada prova de palco, que terá lugar no Teatro Miguel Franco, no próximo dia 21 de abril, entre as 13:30 e as 17:00.
“No seguimento das indicações da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), concebemos um modelo híbrido de promoção desta festa da leitura, tão importante para os leitores que se formam nas escolas e nas nossas bibliotecas públicas. É preciso afirmar a importância da Leitura e daí o nosso esforço responsável e partilhado na organização desta iniciativa”, sublinha Anabela Graça, Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Leiria.
A prova de palco será apreciada pelo júri convidado para o efeito, constituído por Sandrina Milhano, diretora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria; Jaime Martins, escritor; e Roberta Frontini, psicóloga, investigadora e booktuber.
A fase intermunicipal irá apurar oito leitores, dois representantes de cada ciclo de ensino, que, no dia 5 de junho, participarão na fase final em Oeiras.
O Concurso Nacional de Leitura é promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP).
A fase intermunicipal em Leiria conta ainda com a parceria da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Leiria, o SMAS e a FNAC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário