O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, assinou na passada quinta-feira, em Coimbra, um protocolo para a instalação de balcões destinados à prestação de serviços digitais e de telessaúde, num evento que contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.
O SNS 24 Balcão resulta da criação de uma rede de parcerias, envolvendo, para já, municípios, juntas de freguesia e agrupamentos de centros de saúde (ACES). Tem como objetivo facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência.
Vítor Pereira considera que “o SNS 24 Balcão vai permitir reduzir a pressão sobre os centros de saúde e unidades de saúde familiar e facilitar o acesso à prestação de serviços à distância”.
“Na Covilhã, o primeiro balcão será instalado no edifício da junta de freguesia em Cantar-Galo e prestará apoio a quem tem pouca literacia digital, não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet ou não tem condições ou as competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS”, refere o autarca.
O SNS 24 Balcão permite marcar consultas, renovar receitas de medicamentos, realizar uma teleconsulta, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, avaliar sintomas, entre outras valências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário