O homem mais alto dos Estados Unidos, com 2,35 metros, morreu na sexta-feira vítima de doença cardíaca aos 38 anos de idade, no estado de Minnesota, anunciou a sua mãe no Facebook.
Norte-americano de origem ucraniana, Igor Vovkovinskiy sofria de um tumor que desencadeou uma produção excessiva de hormonas de crescimento.
Isso levou a sua família a instalar-se, já durante a sua infância, em Rochester, cidade do norte dos Estados Unidos conhecida pelos seus bons centros de saúde.
Já alto para a sua idade, o "pequeno" Igor continuou a crescer, apesar do tratamento, até alcançar uma altura recorde nos Estados Unidos, certificada pela equipa do Livro dos Recordes Guinness quando ele tinha 27 anos.
Durante a edição de 2013 do Festival Eurovisão da Canção, Igor Vovkovinskiy carregou para o palco a cantora que representou a Ucrânia. Antes, teve um momento de fama em 2009, quando Barack Obama apercebeu-se da sua presença durante um comício.
O homem, vestindo uma t-shirt que dizia "O maior apoiante de Obama do mundo" e sobressaindo-se na multidão de apoiantes reunidos, trocou um aperto de mão com o então presidente democrata.
Segundo o Guinness, o homem mais alto do mundo é atualmente o sultão turco Kösen, com 2,51 metros.
O homem mais alto da história moderna foi um norte-americano, Robert Wadlow, que atingiu a altura de 2,72 m. Ele também sofria de uma produção anormalmente alta de hormonas de crescimento e morreu em 1940 com apenas 22 anos.
Lusa
Imagem: EPA/ANDY BLENKUSH
Nenhum comentário:
Postar um comentário