terça-feira, 12 de outubro de 2021

CIMRL acolhe Bienal Ibérica de Património Cultural entre os dias 14 a 17 de outubro. Esta edição promove ligação dos Jovens ao Património


É a primeira vez que a AR&PA decorre numa escala geográfica tão vasta já que vai percorrer os 10 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, a entidade que acolhe esta quinta edição, em Portugal. A Bienal Ibérica de Património Cultural, organizada pela SPIRA, tem como tema os “Jovens e o Património”, e conta com uma extensa programação que começou em maio e termina de 14 a 17 de outubro, em Leiria, e espalha-se pelo Mercado de Sant’Ana, pela Igreja da Misericórdia, pela Biblioteca Municipal, pelo Centro Cívico, pelo Teatro José Lúcio da Silva e, de forma dispersa, por todo o Centro Histórico da cidade. Destaca-se, este ano, a 1ª edição dos PRÉMIOS PATRIMONIO.PT que visa galardoar os projetos promotores de uma real aproximação entre o Património Cultural e os cidadãos, contemplando 6 categorias distintas. Todas as atividades são gratuitas.
“Apoiamos desde o primeiro momento a realização desta Bienal no território da Rede. O património e a cultura, no geral, mas a ligação dos jovens ao património e à cultura, em particular, é um tema que nos é extremamente querido enquanto entidade promotora da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura. É urgente cativar os mais jovens, fazê-los apaixonar pelo que temos de tão extraordinário e ajudarmos a combater estes números tão negativos que nos colocam nos mais baixos índices europeus de consumo de património cultural por parte dos jovens com idade entre os 15 e os 24 anos”, adianta Paulo Lameiro coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura.

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é o evento referência do sector do Património Cultural, ponto de encontro privilegiado e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural. A sua área expositiva, a diversidade de atividades científicas e profissionais e a sua programação social, lúdica e educativa resultam num evento único e demonstrativo de como o património cultural pode ser uma fonte inesgotável de inspiração para todos. Ocorrendo de forma alternada entre Espanha e Portugal, a AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é organizada, no nosso país, pela Spira - revitalização patrimonial e tendo sempre um carácter itinerante (Lisboa, Guimarães, Coimbra, Amarante, Loulé e, agora, pela primeira vez extravasando um município e abrangendo toda uma Comunidade Intermunicipal: a de Leiria e, em Espanha, pela Junta de Castilla y León, ocorrendo sempre em Valladolid.

“A captação desta importantíssima Bienal pelo território demonstra a aposta da Rede Cultura 2027 no património, nos jovens e na dotação imaterial do património material e na Europa que tem no património o seu passado e o futuro. Como o património só tem futuro se for mapeado e atrativo junto dos jovens é fundamental a sua vivificação, tal como Leiria e a Rede o vê e como o projeto CEC o vai corporizar, aliás como se vê na recuperação material do Castelo feita pelo Município e atividade imaterial que desde aí este acolhe”, remata Paulo Lameiro.

A AR&PA é promovida em parceria com a Fundação Millennium Bcp, o Ministério da Cultura / DGPC, o Ministério da Economia / Turismo de Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros / AICEP - Portugal Global e conta ainda com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário