terça-feira, 12 de outubro de 2021

Ansião inaugura Monumento em Homenagem aos Ex-Combatentes

Foi inaugurado, no passado dia 10 de outubro, junto à Praça do Município, um monumento em homenagem aos Ex-Combatentes do concelho de Ansião no Ultramar.

A cerimónia mereceu honras militares e religiosas perante mais de duas centenas de Ex-Combatentes, acompanhados por familiares e convidados, tendo contado com a presença do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, e representantes do Núcleo de Abiúl/ Pombal e do Núcleo de Leiria da Liga.

Esta iniciativa conjunta da Câmara Municipal e de representantes locais da Liga dos Combatentes, permitiu que Ansião pudesse prestar homenagem e reconhecer, através deste símbolo, a heroicidade e o patriotismo de quem protagonizou um dos momentos mais marcantes da história do nosso país e do nosso concelho.

O encontro permitiu ainda partilhar memórias da história coletiva por parte de quem combateu nas ex-colónias portuguesas, e reviver vivências e sentimentos de sacrifício, abnegação e entrega a uma causa nobre, à defesa de um território que muitos viu cair, impedindo-os de ver concretizados os seus sonhos e projetos de vida, e a outros deixou como marca a dor e o trauma.

A obra erguida representa a pátria e os territórios onde se debateram os homens que partiram e empunharam armas e esforços no combate pela pátria, perpetuando um momento da história personificada por avós e pais que tem vindo a ser contada a filhos e netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário