terça-feira, 26 de outubro de 2021

Jovens revelam grandes preocupações ambientais

 

  • Depois das questões relacionadas com a igualdade, a transição energética é o tema que os jovens consideram ser de maior importância para a sociedade
  • Tendo em vista a sustentabilidade, os jovens procuram reduzir o desperdício, comprar menos, melhor e local.

O estudo internacional do Observador Cetelem “Ser jovem hoje: que caminhos para a independência”, revela que 97% dos jovens preocupa-se com o ambiente – mais 10 p.p. que a média dos seis países europeus onde se realizou o inquérito (Portugal, Bélgica, República Checa, Itália, Roménia e Reino Unido).

Apesar de a larga maioria dos jovens portugueses inquiridos considerarem que os temas da igualdade de género, orientação sexual e cor da pele são os mais importantes para a sociedade – 66% jovens portugueses vs. 56% jovens europeus –, a verdade é que os jovens também consideram que os temas relacionados com a sustentabilidade são extremamente importantes. A evolução das alterações climáticas é aliás, neste contexto, a maior fonte de pessimismo para os jovens portugueses (73%).

Por estas razões, mais de metade dos jovens portugueses (51%) consideram que a transição energética (redução da pegada de carbono, o aquecimento global, etc.) é o segundo tema mais importante para a sociedade - estando acima da média europeia (39%) -, sendo ainda mais relevante para os jovens portugueses com rendimentos acima dos 1.500 euros. Seguem-se as questões relacionadas com a economia circular (37%), a proteção dos dados pessoais (37%), a compra/utilização de produtos e serviços de fornecedores locais (24%) e o desenvolvimento de novas formas de mobilidade, mais económicas e que poluam menos o ambiente (18%).

Como forma de contribuírem para um planeta melhor no seu dia-a-dia, os jovens europeus inquiridos revelam que tentam adotar formas sustentáveis de comprar ou utilizar: 93% dos jovens portugueses procuram não desperdiçar, 82% procuram comprar menos, mas com melhor qualidade, 71% procuram produtos locais e 70% tentam comprar menos bens de consumo.

Metodologia

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem “Ser Jovem hoje: que caminhos existem para a independência?” foi realizado pela empresa de estudos de mercado Harris Interactive, através de um inquérito online realizado de 30 de julho a 11 de agosto de 2021 simultaneamente em 6 países, com amostras representativas da população nacional de cada país com idade entre 18 e 30 anos. No total foram entrevistadas 4988 pessoas, distribuídos pelos diferentes países da seguinte forma: Bélgica 804 entrevistados, República Checa: 837 entrevistados, Itália: 839 entrevistados, Portugal: 835 entrevistados, Roménia: 822 entrevistados e Reino Unido: 851 entrevistados. A representatividade é assegurada pelo método das quotas e um ajuste aplicado às seguintes variáveis: sexo, idade, região de residência e situação profissional dos entrevistados em cada país. Dos 835 inquiridos em Portugal, 50% são do sexo masculino e 50% feminino. 54% têm entre 18 a 24 anos e 46% entre os 25 e os 30 anos; 52% estão empregados e 48% estão desempregados ou a estudar (28%). 66% frequentam ou têm um nível de escolaridade superior, e 34% habilitações anteriores ao ciclo superior.

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance - entidade especialista em Crédito ao Consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, emprega 700 pessoas, serve mais de 1,35 milhões de clientes e está presente em mais de 3600 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados e estão disponíveis aos consumidores no site, na app, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa. Para apoiar os seus clientes e parceiros, o BNP Paribas Personal Finance está empenhado em promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável.

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