As atividades decorrem no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha
São seis dias de programação que contam com momentos de pleno usufruto e partilha do património cultural, com momentos especificamente dirigidos às famílias, que serão desafiadas a (re)descobrirem a cultura mediterrânica.
O Dia do Mediterrâneo foi instituído, em 2021, pelos 42 Estados Membros da União para o Mediterrâneo, com o objetivo de promover e divulgar a cultura e identidade mediterrânicas e os laços de cooperação entre os Estados Membros desta organização Intergovernamental, entre os quais, Portugal, sendo doravante celebrado a 28 de novembro.
Para Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro “esta celebração e o programa que os nossos museus e monumentos propõem, não só vivifica e visibiliza parte da nossa herança cultural, como se integra plenamente na estratégia que a Direção Regional de Cultura do Centro tem vindo a implementar de aproximação dos espaços patrimoniais ao público, através da oferta de ações e projetos de mediação qualificados. Paralelamente, este projeto permitiu ainda o desenvolvimento e aprofundamento de importantes parcerias de trabalho que muito nos honram, como é o caso da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra”, que se aliam à DRCC neste programa.
Em Coimbra, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, de 23 a 28 de novembro:
Em Coimbra, o programa contará com oficinas de línguas do Mediterrâneo Antigo, com Mesas Redondas, e com um fim de semana de showcookings, degustações, provas de vinhos e visitas guiadas.
De 23 a 26 de novembro, ao final da tarde, decorrem as oficinas de línguas do Mediterrâneo Antigo. O custo de participação é de 5€ para o público em geral e de 2,5€ para estudantes, as inscrições podem ser feitas através dos contactos do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (mosteiro.scvelha@drcc.gov.pt ou 239 801 160).
23 de novembro | 17H30 | Introdução ao Grego Antigo
Carlos Jesus - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – CECH
24 de novembro | 18H15 | Introdução ao Latim
José Luís Brandão - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – CECH
25 de novembro | 18H15 | Introdução à Epigrafia Latina
Armando Redentor – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
26 de novembro | 18H30 | Introdução ao Árabe
Sheikh David Munir – Mesquita de Lisboa
Durante o fim de semana será possível fazer um snack mediterrânico no Centro Interpretativo do Mosteiro, que abre temporariamente a sua esplanada. O bilhete especial dará acesso à degustação de uma tapa mediterrânica, com showcooking, a uma prova de vinho e a uma visita ao Centro Interpretativo, com visitas orientadas. Durante os dias 27 e 28 de novembro, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha recebe ainda várias mesas redondas dedicadas ao tema, de acesso gratuito:
27 de novembro
10H30 | Religiões do Mediterrâneo
Padre Nuno Santos, Sheikh David Munir, Paula Barata Dias (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/ CECH), Moderado por Sofia Beato
28 de novembro
10H30 | O passado Milenar da Dieta Mediterrânica
Tânia Casimiro, João Pedro Gomes, Cleia Detry, Ana Sofia Ribeiro, moderado por Adília Cabral.
11H45 | A Laranja Azeda na mesa regional
Maria José Azevedo Santos, Anabela Ramos, Moderado por João Pedro Gomes.
Nas Caldas da Rainha, no Museu José Malhoa:
O Museu José Malhoa oferece, nos dias 27 e 28 de novembro, visitas interpretadas que convidam à reflexão sobre temáticas atuais através das telas de Malhoa:
27 de novembro
15H30 – Visita Interpretada: PERCURSOS DA MIGRAÇÃO NA PINTURA E NA ATUALIDADE
Artcooking Mediterrânico com degustação
28 de novembro
15H30 | Visita Comentada: A CULTURA MEDITERRÂNICA: DAS TELAS DE MALHOA PARA O NOSSO QUOTIDIANO
AS MATERIALIDADES DO MEDITERRÂNEO NAS OBRAS DE MALHOA – Conversa sobre arqueologia moderna com Tânia Casimiro, Arqueóloga.
Conheça o programa completo em anexo e em culturacentro.gov.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário