segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Águeda | Exposição mostra um “mundo rural” diferente

 Mostra de Jorge Bacelar está patente no Centro de Artes de Águeda até ao próximo dia 16 de janeiro

O Centro de Artes de Águeda (CAA) tem patente, na Sala Estúdio, a exposição “Ruralidades”, do artista e também veterinário Jorge Bacelar. Na inauguração, no sábado passado, ficou a promessa de regressar a Águeda com uma nova e maior mostra das suas icónicas – e amplamente premiadas – fotografias do “mundo rural”.

“É com orgulho que recebemos um artista deste gabarito, com este enorme talento e que tem tantas raízes que o ligam a Águeda”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, no momento inaugural da mostra que não deixa ninguém indiferente. “Há coisas que valem muito mais do que qualquer palavra e ao entrarmos aqui, neste espaço, ao ver estas imagens, fica tudo dito”, declarou.

O Edil realçou “o realismo enorme e a atenção que este grande artista dá aos detalhes e que tem a capacidade única de captar. É único e por isso tão reconhecido e premiado”, lembrou Jorge Almeida.

Nesta ocasião, o Presidente da Câmara de Águeda assumiu o compromisso de que seja organizada uma nova exposição de Jorge Bacelar, maior e com outra dimensão, na sala expositiva do CAA.

O artista anuiu de imediato ao repto lançado, acreditando que “iremos certamente surpreender”. Jorge Bacelar agradeceu todo o apoio recebido em Águeda: “É para mim um privilégio enorme estar aqui em Águeda; a minha esposa é de Águeda e tenho uma ligação fortíssima a esta cidade e é muito bom ver esta sala cheia de amigos e sentir todo este apoio ao meu trabalho”, disse.

Refira-se que Jorge Bacelar é natural de Figueira de Castelo Rodrigo, veterinário de profissão e com uma paixão enorme pela imagem, fotografia e vídeo. Os protagonistas desta mostra no CAA são os agricultores e os seus animais, num trabalho de campo realizado em Estarreja e na Murtosa. Fotografias que já conquistaram vários prémios, entre os quais o Public’s Choice do Travel Photographer of the Year 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário